TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratiques Módulo 3

Pesquisas Acadêmicas: Pratiques Módulo 3. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  3.260 Visualizações

Página 1 de 5

PROFUNCIONÁRIO

Homem, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica “Pratiques” – Módulo 3

Atividades

Unidade 1 - pg. 32

Considerando o que você investigou até aqui, sobre o devir humano e suas relações, com a cultura, com a educação e com a escola, procure descrever suas atividades na escola, para refletir sobre o conceito de humano que as orientam.

Ao falar do devir humano estamos nos referindo ao mesmo tempo do devir natural e cultural, pois ambos são intrinsecamente ligados a cultura e a sociedade. Devir significa vir a ser, transformar-se, metamorfosear-se. É evidente que o devir humano é constante, aliás, ele é essencial. Se o mundo esta em movimento contínuo, nós, principalmente como educadores, temos que nos transformar com ele. Somos corresponsáveis pela estruturação desse ser humano. Embora a educação no Brasil não esteja em seu pleno desenvolvimento pela falta de visão governamental, precisamos seguir em frente com o pouco que nos é ofertado.

A base para nossa caminhada é força de vontade, a determinação, ainda somos o apoio de muitos. Iniciar e principalmente dar continuidade ao curso profuncionário está sendo um vir a ser, transformar-se e tornar-se. Vir a ser um ser humano mais digno, um educador de qualidade e tornar-se pessoalmente e profissionalmente capaz de se adequar e de questionar o mundo em que vivemos.

Unidade 3 - pg. 59

Liste e descreva cada um dos tipos de trabalho realizados na escola, procurando ver se há alguma hierarquia entre eles e com base em que essa hierarquia é estabelecida. Atente às diferenças entre trabalho manual e trabalho intelectual caso perceba relações hierárquicas.

Na escola são realizados trabalhos manuais e intelectuais como: aulas, merenda, secretaria, direção, etc., é claro que possui uma hierarquia, afinal como toda empresa existem os que dão ordem e os subordinados, mas graças a Deus de uma forma democrática, as opiniões sobre determinados assuntos são compartilhadas com igualdade. Com certeza todos nós temos um papel importante dentro da escola, tanto nas funções operacionais, como na função de educador, excluindo a ideia de que quem possui o saber intelectual sabe mais do que aquele que possui o trabalho manual, pois todos têm algo a ensinar, há sempre o que passar de conhecimento e aprender também.

Unidade 4 - pg. 79

Com base no que investigou até aqui acerca do devir humano, você entende que o trabalho e a cidadania são os principais valores para escolher uma educação possível e desejável? Ser cidadão e ser trabalhador é o mesmo que ser humano? Como você poderia contribuir para construir na escola uma educação orientada para o trabalho, para a cidadania e para a humanidade? Não deixe de considerar o que já pensou sobre o trabalho e a cidadania!

O trabalho é o símbolo central na organização da vida social, pois dele depende as condições de sobrevivência da humanidade. Exercer a cidadania significa participar da vida pública, sentir-se bem nela, ter motivos para estar nela. São valores importantes para uma educação de qualidade e desejável a qualquer comunidade, pois através desses valores está a participação, a responsabilidade e o compromisso com o tipo de educação que é ofertado na escola, pois é fundamental a participação de todos nesse processo. Ser cidadão e ser trabalhador são valores que estão diretamente relacionados com o sentido de humanidade que queremos para nós e para as novas gerações, esses são aspectos importantíssimos e estão presentes no processo educativo escolar, e a minha contribuição nesse processo é a minha dedicação e profissionalização para me tornar um profissional com a bagagem suficiente para atender as situações que virão.

Unidade5 - pg. 89 – Não é um pratique, mas é uma atividade.

Desses três modos de ensinar, qual deles você percebe que tem sido o mais presente na sua escola, em todos os ambientes? Considerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com