TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade do Pantanal

Sistema de informação – Sistemas Operacionais

Profº Marcel Dias

Discente: Vanildo Luiz de França

4º Período

  1. Resposta:  Processo é um programa em execução, quando o um arquivo executável é carregado na memória. Um ambiente aonde o programa é executado, nesse ambiente se encontra todas as informações dessa execução, como o valor do pc, o estado do processo, limites da memória, entre outros.

  1. Resposta: Nos sistemas multiprogramaveis os processos são executados paralelamente, concorrentemente, assim os mesmos compartilham desde o uso do processador, a memória principal, os dispositivos de e/s. Um programa só tem a possibilidade de alocar recursos, compartilhar dados, entre outros, através dos processos.

  1. Resposta: Sim, pois a execução de um programa pode necessitar de recursos do sistema que em processo pode possuir enquanto outro não.
  1. Resposta: Novo (new): Quando o processo está sendo criado.

Execução (running): As instruções estão em execução.

Espera(wait): O processo está esperando a ocorrência de algum evento.

Pronto(ready): O processo está esperando ser atribuído a um processador.

Encerrado(finished): O processo terminou sua execução.

  1. Resposta: O contexto de hardware é constituído pelos registradores gerais da CPU, além do Contador do programa, o ponteiro de pilha e o registrador de status. A troca de contexto ocorre quando o contexto dos registradores do processo que está deixando a CPU e carrega-los com os valores referentes ao novo processo que será executado.

  1. Resposta: No contexto de software são especificadas características e limites dos recursos que podem ser alocados pelo processo, como o número máximo de arquivos abertos simultaneamente, prioridade de execução e tamanho do buffer para operações de E/S.  O contexto de software é composto por três grupos de informações sobre o processo:  identificação, quotas e privilégios
  1. Resposta: A área de memória pertence ao processo aonde as instruções e os dados do programa são armazenados para execução, os espaçamentos de um processo deve ser protegido dos demais.
  1. Resposta: O processo é implementado pelo sistema operacional através de uma estrutura de dados chamada bloco de controle do processo (Process Control Block — PCB). A partir do PCB, o sistema operacional mantém todas as informações sobre o contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento de cada processo.
  1. Resposta: Estado de Execução: processo que está sendo processado pela UCP no momento.

Estado de Pronto: processo que aguarda para ser executado.

Estado de Espera: processo que aguarda por algum evento ou recurso para prosseguir processamento.

Estado de Criação: processo cujo PCB já foi criado porém ainda não teve seu processamento iniciado.

Estado de Terminado: processo que não pode ter mais nenhum programa executado no seu contexto, porém o sistema operacional mantém suas informações de controle presentes na memória.

  1. Resposta: Processo em execução e executa instruções de leitura, este passa para o estado de bloqueado. Processo em execução termina seu tempo de CPU.

  1. Resposta: Processos independentes não têm vínculo com os processos criadores. A criação de um processo independente exige a alocação de um PCB, possuindo contextos de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento próprios. Subprocessos são processos criados dentro de uma estrutura hierárquica. Caso um processo pai deixe de existir, os subprocessos subordinados são automaticamente eliminados. Semelhante aos processos independentes, subprocessos possuem seu próprio PCB. Além da dependência hierárquica entre processos e subprocessos, uma outra característica neste tipo de implementação é que subprocessos podem compartilhar quotas com o processo pai. Neste caso, quando um subprocesso é criado, o processo pai cede parte de suas quotas ao processo filho. Processos multithreads suportam múltiplos threads, cada qual associado a uma parte do código da aplicação. Neste caso não é necessário haver diversos processos para a implementação da concorrência. Threads compartilham o processador da mesma maneira que um processo, ou seja, enquanto um thread espera por uma operação de E/S, outro thread pode ser executado.
  1. Resposta: Um processo foreground é aquele que permite a comunicação direta do usuário com o processo durante o seu processamento. Neste caso, tanto o canal de entrada quanto o de saída estão associados a um terminal com teclado, mouse e monitor, permitindo, assim, a interação com o usuário. Um processo background é aquele onde não existe a comunicação com o usuário durante o seu processamento. Neste caso, os canais de E/S não estão associados a nenhum dispositivo de E/S interativo, mas em geral a arquivos de E/S.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com