TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profuncionario

Por:   •  17/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

                            [pic 1]

MEMORIAL CURSO TECNICO EM SECRETARIA( PROFUNCIONÁRIO)

TRAJETÓRIA ESCOLAR: PRODUÇÃO TEXTUAL

CURSISTA: MARIA ROSINEIDE DA SILVA OLIVEIRA

TUTORA PRESENCIAL: LUZENI BARBOSA

TUTOR A DISTÂNCIA :ERICA KARINE RAMOS

MATIAS CARDOSO MG

Trajetória escolar: produção textual

É com muito prazer que escrevo este memorial do curso técnico em secretaria escolar, da matéria produção textual. Na primeira aula, a tutora, Erica Karine Ramos deu algumas explicações de como elaborar um memorial, e estudamos alguns aspectos sobre o texto, resaltou ainda que o memorial você deva expor sua trajetória de vida durante as aulas como; emoções, expectativas, ideias e dificuldades.

Por tanto é importante ressaltar a clareza, coesão, coerência, precisão e criatividade, onde aprendi o principio básico de elaboração e avaliação de texto, enxugando o mesmo para objetividade ao assunto abordado, aumentando o grau de compreensão do leitor. É preciso saber as qualidades de um texto seja verbal ou não onde possa comunicar e transmitir recado. Tratamos também a questão da cidadania, no meu modo de pensar o brasileiro é um cidadão de papel, pois a verdadeira democracia que sugere no total respeito aos direitos humanos, ainda esta bem longe da realidade, existindo apenas no papel. Teve um vídeo que eu achei muito interessante onde fala que a comunicação escrita e oral ampla é importante, portanto a fala vem primeira depois a escrita.

Quando comecei a ler o caderno que falava sobre oficio, solicitações, requerimento, carta pessoal, ata, relatório, redação, memorando e outros, confesso que fiquei confusa, pois os mesmos não sabia como elaborar. Hoje posso dizer que com as aulas e as atividades dos pratique me ajudaram bastante e hoje posso dizer que sei elabora - lós com clareza e precisão. No decorrer do curso elaborei dois memoriais de acordo com cada modulo, e só agora com o estudo deste caderno, aprendi realmente como elaborar um memorial, penso eu, que este deveria ser o primeiro.

Eu estou amando o curso, pois estou mim dedicando o Maximo gostei muito de elaborar o pratique 1 que pede para fazer sua autobiografia . Pra finalizarmos as aulas da disciplina produção textual a tutora Luzeni Barbosa, sorteou os grupos para apresentar o seminário onde cada grupo expos suas ideias e esclareceu as duvidas dos nossos colegas, sobre O texto como registro das experiências, Redação oficial; rompendo as barreiras da escrita, Memorandos, Circulares, Correio eletrônico, Correspondência oficial: Produzindo atas e relatório e Outros gêneros. Pra mim esta sendo gratificante, pois eu os colegas estão cada dia tendo responsabilidades e está dedicando o máximo. A tutora Luzeni Barbosa está nos dando o total apoio com suas aulas prazerosas, dando incentivo aos colegas. Estou aprendendo muito e espero aprender mais e mais. Gostei, especialmente, de elaborar uma carta resposta para a professora Olga Freitas, Foi um prazer enorme. Enfim, posso relatar que o terceiro módulo, foi de imensa importância, pois por meio dele, nós, funcionários (especialmente os que estão atuando nas secretarias das escolas), obtivemos uma soma de saberes à nossa prática diária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com