TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer 1

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.663 Palavras (11 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos

Projeto Interdisciplinar Aplicado a Gestão de Recursos Humanos

JUNDIAÍ / SP

2015



RA

Acadêmicos

7534607175

Joice Helena R.dos S. Silva

7705632463

Joice da Silva Santos Maia

7531592397  

Michelli Luzia Aparecida                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

PROINTER _I

Professor tutor presencial: Pamêlla Rodrigues Da S Santos 

 

Professor tutor a distância TGRH: Suelen Rosa da Silva Ruffo 

Relatório Parcial apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera - Uniderp, como requisito para a avaliação Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia.

Jundiaí/SP

2015

Sumário

Introdução         4

Desenvolvimento         5

Descrição do Negócio        6

Análise SWOT        6

Considerações Finais        10

Referência Bibliográficas        11

Anexo 1 -         12

INTRODUÇÃO

O objetivo desse Relatório Parcial é apresentar uma interpretação dos dados obtidos através de pesquisa de campo realizada com um empreendedor na cidade, esse dados tem como objetivo de fazer uma análise sobre a importância da realização de um Plano de Negócios eficiente, as motivações de um empreendedor e seus objetivos. A compreensão dessas informações contribui para identificação da oportunidade de negócio e o caminho para obter sucesso.

Ao responder aos questionamentos sugeridos, foi possível identificar a importância do planejamento em todas as fases do negócio, independente de ramo de atividade. Com a pesquisa dos embasamentos teórico identificamos ainda que o Plano de Negócio além de ser importante em ele deve ser revisto a medida que as expectativas mudam e principalmente, o plano de negócio não deve ser usado apenas para análise de aspectos financeiros mas também em todos os setores da empresa.

Com todas as informações e interpretação dos dados passamos para segunda etapa onde definimos o tipo do negócio que iremos seguir, sendo possível realizar a análise SWOT, identificando assim as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do novo empreendimento.

DESENVOVIMENTO

Para o desenvolvimento desse relatório foi sugerido a realização de uma pesquisa com um empreendedor da cidade. Para realizar essa pesquisa entrevistamos o Empreendedor: Roberto Souza Trevisan. Atualmente o Sr. Roberto é sócio-administrador da empresa Trevisan Chocolates Finos, que está localizada na Av. Itália, 210 – sl 8 – Centro na cidade de Itupeva- SP. O ramo de atividade é a fabricação e comercialização de Chocolates Artesanais Finos e teve o início em 20 Janeiro de 2013.

 Uma pesquisa realidade pela CONAJE (Confederação Nacional dos Jovens Empresários) revela que 72% dos empreendedores tem de 26 a 31 anos e buscam independência financeira.

Investir no sonho de ser empreendedor e abrir o próprio negócio. Porém o maior desafio e manter a empresa ativa após o primeiro ano, pois de acordo com o SEBRAE (Serviço de Brasileiro Apoio às Micros e Pequenas Empresas) a cada 100 empresas abertas no país 73 continuam em atividade após dois anos.

O índice de mortalidade das micros e pequenas empresa brasileiras, atinge 70% ou mais e o motivo de análise e discussão em vários âmbitos da sociedade. Pesquisas realizadas pelo SEBRAE-SP, revela alguns fatores, a falta de planejamento aparece em primeiro lugar como a principal causa do insucesso, seguida de deficiência de gestão, fatores pessoas. Essas falhas é decorrente da falta de capacitação contínuas, experiência necessária e o mais importante planejar. Segundo Sahlman (1997), elaborar um plano de negócios é a ferramenta de gestão que pode e deve ser usada por qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade. O plano de negócios é dinâmica, que deve ser atualizada constantemente, pois o ato de planejar é dinâmico e corresponde a um processo cíclico.

Dornelas (2003), afirmam que existe um roteiro básico, conhecido como 3Ms (Demanda de Mercado, Tamanho e Estrutura do Mercado e Análise de Margem serve para auxiliar o empreendedor a analisar o potencial da oportunidade. Os 3Ms são abrangentes e envolvem questões criticas que se respondidas e bem-entendidas, serão úteis para o desenvolvimento do empreendimento.

Com as respostas do Empreendedor Sr. Roberto, podemos ver que esse roteiro pode ser um diferencial, ele foi aplicado antes da pesquisa de campo e foi possível planejar todas as fases do empreendimento, itens como público-alvo, potencial de crescimento do mercado anualmente, empresas competidoras, análise de custo. Com essas questões bem definidas o empreendedor buscou investimento, inovação, aprimorou os conhecimento na área de atuação, buscou parcerias e apoio essas iniciativas são consideradas como essenciais para a sobrevivência da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (200.9 Kb)   docx (189 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com