TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Análise SWOT

A análise SWOT foi criada na década de 60 em uma universidade chamada Stanford, e é utilizado para formular estratégias de grandes empresas em todo o mundo, seu principal foco está no planejamento. O significado da palavra SWOT é Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), essa sigla traduzida em português significa FOFA.

A grande finalidade dessa ferramenta está na análise de ambientes internos (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças), buscando assim estratégias e planejamentos de negócios nas empresas. A maioria das empresas que utilizam essa técnica querem se tornar competitivas no mercado de trabalho, sendo assim as empresas conseguem alcançar uma visualização mais clara e transparente dentro das organizações, facilitando para que o gestor consiga tirar proveito das oportunidades, e se proteger das grandes ameaças que poderão surgir ao longo do tempo, e também conseguir controlar o máximo os acontecimentos internos e externos da empresa.

Para se criar uma análise SWOT é preciso levantar a maior parte de itens em cada área, podendo ser pontos fortes e fracos. Segue abaixo as principais características da análise SWOT:

  • Forças: refere-se as vantagens que a empresa tem sobre os seus concorrentes, o ponto mais forte da empresa, existindo então vários elementos que podem ser citados em uma negociação, porém é importante forcar no que realmente possa fazer diferença.

Essa característica pode trazer também aspectos de vantagens competitivas. A análise SWOT é feita com o intuito de criar uma plano de ação, e para isso pode ser feita a elaboração de perguntas em cima de cada negócio, e verificar em quais pontos a empresa possui mais vantagens competitivas.

  • Fraquezas: são elementos que interferem e prejudicam na negociação, é preciso que sejam observadas e analisadas para que seja possível identificar e solucionar os problemas que acarretam essas fraquezas. Nem sempre são solucionadas em curto prazo, geralmente leva-se um tempo, por isso é preciso analisar cuidadosamente para tentar reduzir seus impactos ou até mesmo contorna-los.

  • Oportunidades: são situações externas que podem influenciar positivamente na empresa, porém é uma situação que não se pode ter controle sobre ela, não sabemos quando poderá surgir, por isso é importante que se façam pesquisas para sondar possíveis oportunidades e se preparar para caso ela aconteça.
  • Ameaças: são ameaças externas que podem influenciar diretamente nas negociações, sendo assim devemos trata-las cuidadosamente para que não prejudique os resultados da empresa e também as estratégias. É importante que se análise bem cada ameaça, para que se faça assim um plano preventivo, e diminua os impactos sobre a empresa.

Para se desenvolver uma análise SWOT é importante detectar os principais elementos internos e externos dentro da organização, e procurar unir cada característica para que seja feito um bom planejamento e desenvolvimento da análise, podendo ser de médio a longo prazo.

http://www.cwk.com.br/analise-swot-forcas-fraquezas-oportunidades-e-ameacas-cwkcoworking/

http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html

http://blog.luz.vc/o-que-e/como-desenvolver-uma-matriz-ou-analise-swot-fofa/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com