TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLOS – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

       

                                                       

         RELATÓRIO PARCIAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS _II (PROINTER _II)

         

    SUMÁRIO

1- APRESENTAÇÃO        

2- DEBATE E CONFECÇÃO DO ENSANIO ACADEMICO        3 E 4

3-CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

5- REFERENCIAS BIBIOGRAFICAS        6


APRESENTAÇÃO

    O objetivo deste trabalho é apresentar as estratégias e os fatores de sucesso com implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pelas empresas, buscando identificar os ganhos econômicos e socioambientais alcançados com esse programa.

       A ameaça à sobrevivência humana em face da degradação dos recursos naturais, a extinção das espécies da fauna e flora, o aquecimento da temperatura devido à emissão de gases poluentes fizeram a questão ambiental ocupar um lugar de destaque nos debates internacionais. O meio ambiente da empresa é constituído por diversas formas de relacionamento, considerando as disciplinas gerenciais, as técnicas e o processo de produção junto às instalações e ao meio interno e externo, incluindo-se também a relação entre mercado, cliente, fornecedores, comunidade e consumidor. Neste sentido, o gerenciamento ambiental não pode separar e nem ignorar o conceito de ambiente empresarial em seus objetivos, pois o desenvolvimento deste conceito possibilita melhores resultados nas relações internas e externas, com melhorias na produtividade, na qualidade e nos negócios. Atualmente as empresas estão adotando novas técnicas de desenvolvimento buscando sempre como meta a sustentabilidade social e econômica. A implementação do mesmo é uma forma de inovação, levando em conta que é um processo que exige mudanças e adaptações. O fator ambiental passa a ser determinante para que haja o desenvolvimento de novas técnicas e excelência na qualidade do serviço prestado.

                                                                                                         

     

 DEBATE E CONFECÇÃO DO ENSANIO ACADEMICO.  

        O crescente aumento da complexidade dos negócios, o avanço de novas tecnologias, o incremento da produtividade levou a um aumento significativo da competitividade entre as empresas e, desta forma, elas tendem a investir mais em processos de gestão de forma a obter diferencias competitivas. Assim e necessário buscar novas respostas visando um desenvolvimento econômico sustentável que englobe os aspectos sociais econômicos e ambientais para as empresa, a responsabilidade social pode ser vista como estratégica a mais para manter ou aumentar sua instabilidade e potencializar o seu desenvolvimento. Isso e explicado ao se constatar maior conscientização do consumidor o qual procura por produtos e praticas que gerem melhorias para o meio ambiente e a comunidade. A preservação do mesmo tem se tornado cada vez mais foco de preocupação da sociedade e os agentes envolvidos demonstram de forma bastante dinâmica suas ambições e expectativas.

         Dentre os impactos ambientais causados pelas atividades econômicas desenvolvidas numa sociedade, a geração de resíduos sólidos esta presente em maior ou menor escala, na maioria das indústrias.

         Assim conceitos de sustentabilidade são aplicados rotineiramente nas indústrias como forma de minimizar os impactos ambientais causados pela geração de resíduos sólidos por suas atividades e com isso reduzir os custos de produção e tornar suas atividades ambientalmente mais sustentáveis. Um conceito de sustentabilidade muito aplicado visando o gerenciamento dos resíduos sólidos e o conceito dos 3R’sque tange tanto na área ambiental quanto na área econômica e social. Os 3R’s são: reduzir, reutilizar e reciclar.

         Ao integrar diferentes fatores no processo de gerenciamento de resíduos sólidos, criam-se condições de gerar benefícios sociais em varias esferas da sociedade. Desde a geração de empregos a renda de trabalhadores que estão direta e indiretamente ligadas às atividades de prestação ou indústrias de reciclagem passando por empresas e cooperativas de reciclagem, por programas de educação ambiental, por ONGS e outras organizações que promovem a ética, o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente, todos são beneficiados pela adoção desta medida.

          Como exemplo esta a Natura pioneira entre as empresas que adotaram o conceito de responsabilidade no Brasil, a mesma enfrenta agora o desafio de atender á pressão do mercado de capitais sem perder sua essência, tendo preocupação com a sustentabilidade impregnada em sua estratégica desde a sua fundação em 1969, quando lançou seus primeiros cosméticos feitos com ativos naturais.

           Hoje, cerca de 30% da linha de mais de 800 produtos da natura tem refil, que foi adotada na década de80. Essas embalagens consomem, em media, 30% menos matéria prima que os regulares e responderam por 21,3% do total de itens vendidos pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com