TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer I parcial - RH

Por:   •  30/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.624 Palavras (11 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANCHIETA DE SÃO BERNARDO

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR

E ANÁLISE DO EMPREENDIMENTO

São Bernardo do Campo / SP

Abril / 2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .........................................................................................................................4

RELATÓRIO

  1. ENTREVISTA COM UM EMPREENDEDOR (ANEXO I)
  2. EXPOSIÇÃO DA IDEIA ...............................................................................................5
  3. IDEIA E ANÁLISE DE EMPREENDIMENTO ...........................................................6

CONSIDERAÇÕES FINAIS .....................................................................................................7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................................8

ANEXOS ....................................................................................................................................9

INTRODUÇÃO

Segundo o autor José Dornelas: “Empreender tem a ver com fazer diferente, antecipar-se aos fatos, implementar ideias, buscar oportunidades e assumir riscos calculados. Está relacionado com a busca da autorrealização.”

Ao pesquisar o site do Sebrae sobre “empreender”, encontramos uma definição bem interessante e completa:

“Para ser empreendedor, além de ter vontade e visão de negócios, a pessoa precisa: ser capaz de executar o que se propõe com muita vontade, determinação, competência e uma boa dose de ousadia; ter desempenho diferenciado dos profissionais comuns, de modo a se destacar facilmente em tudo que faz; não medir esforços para atingir seus objetivos; ser dotada de várias qualidades que a credencia para o sucesso; ser consciente de que só se chega lá à custa de muito trabalho e dedicação.

São pessoas decididas, corajosas, capazes de correr riscos calculados, focadas, persistentes, otimistas, que estão sempre identificando oportunidades e agindo, entre outras características.”

As definições para tudo que é relacionado a empreendedorismo são diversas.

O objetivo desta atividade é através de uma entrevista a um empreendedor, sair um pouco dessas teorias e mostrar a realidade, desde o início, ou seja, a ideia, a identificação de uma oportunidade, as dificuldades encontradas, os desafios superados para abrir um negócio num Brasil ainda cheio de burocracias e altas taxas de tributos, até a fase final do seu projeto que é ter seu sonho concretizado.

RELATÓRIO

EXPOSIÇÃO DA IDEIA

A entrevista (anexo I) foi feita com Cibele, uma dentista formada há 30 anos, uma das sócias de um Café no bairro do Paraíso, São Paulo – Capital. Ela mesma administra seu consultório e diz que “é necessário saber administrar, inovar na prestação de serviços, controlar gastos e continuar crescendo”. Foi por isso que a irmã a convidou para ser sua sócia.

        Cibele nos dá uma ótima definição do que é e como é ser empreendedor: “é assumir riscos; exige esforço, sacrifício, disciplina, planejamento, dedicação, disposição para trabalhar inclusive aos sábados, domingos e feriados; tem que abrir mão do presente, de olho no futuro; tem custos de investimento e tem que lidar com a insegurança do futuro negócio; é o medo versus a coragem.”

        Como estamos falando de um comércio, além de depender das vendas, depende muito do bom atendimento ao cliente, Cibele liga isso à questão da ética nas relações humanas e no trabalho.

        Francisco Gomes de Matos nos diz: “Ética não é produto; Ética é essência de vida.” E mais “Ética é vida! Sem princípios éticos é inviável a organização social. Ética empresarial é a alma do negócio. É o que garante o conceito público e a perpetuidade da empresa.”

        Elas não fizeram um plano de negócios, mas fizeram um bom planejamento, levantando todas as informações necessárias para abrir um negócio, além de visitar estabelecimentos do mesmo ramo, fazer consultas ao Sebrae, etc.

        “O empreendedorismo é frequentemente associado à ideia de criar e manter um negócio próprio; no entanto, existem diferentes maneiras de empreender. Portanto, existe não só um, mas vários tipos de empreendedores, que se diferenciam ou pelo fator motivador que os levou a iniciar um negócio ou pela área de atuação que resolvem seguir.” Assim temos, no empreendimento apresentado, os dois tipos de empreendedores, uma sócia (a entrevistada) pelo fator motivador e outra sócia (a irmã) pela área de atuação (dela e da filha).

Embora seja um negócio familiar, tem todo o potencial para ter sucesso: as sócias têm habilidades distintas; é uma empresa que preza pela ética e bons costumes, tanto nas relações pessoais quanto nos negócios; fizeram um bom planejamento; todos os envolvidos estão focados em, além da concretização de um sonho, na continuidade dele.

IDEIA E ANÁLISE DE EMPREENDIMENTO

O empreendimento apresentado é de pequeno porte, familiar, ainda sem um plano de negócios. A análise será feita baseada nas informações coletadas durante a entrevista e pesquisas na internet.

ANÁLISE SWOT

SWOT

POSITIVOS

NEGATIVOS

AMBIENTE INTERNO

Forças:

- melhor preço em relação ao maior concorrente (lanch.do hospital);

- produtos de qualidade/caseiros;

- ambiente aconchegante.

Fraquezas:

- espaço físico;

- possível qualidade superior do concorrente direto, uma vez que seus preços são altíssimos.

AMBIENTE EXTERNO

Oportunidades:

- boa localização;

- próximo a uma estação de metrô e condomínios residenciais de médio e alto padrão;

- quase em frente a um grande hospital/maternidade.

Ameaças:

- surgimento de novos concorrentes;

- insegurança sobre a possibilidade da maior fonte de clientes fechar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (152.1 Kb)   docx (757.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com