TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidiciplinar I

Por:   •  4/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 5

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

GESTÃO DE EMPREENDEDORISMO

RELATÓRIO PIM I

RECIFE/2020

Nº.

NOME

RA

01

SAULO JOSÉ DE BARROS CORREIA SALGUES

2004775

02

03

04

05

06

O relato tem como finalidade a aplicabilidade das disciplinas estudadas durante o bimestre, correlacionando-as a Companhia Hidrelétrica do São Francisco – CHESF, as teorias da administração, da comunicação empresarial e das técnicas da informática, presentes no ambiente físico e pesquisado em seu site na web.

INTRODUÇÃO

        

        As disciplinas estudas no bimestre, fundamentos da administração, comunicação empresarial e técnicas de informática, quando observamos o site de uma empresa bem estruturada, constatamos o inter-relacionamento entre elas.

        A empresa estudada, CHESF, é uma subsidiária do grupo ELETROBRÁS atuante em todo o nordeste brasileiro, responsável pela gestão de ativos de geração, transmissão e comercialização de energia elétrica, desempenhando funções de engenharia, de construção e de manutenções, necessitando para tanto, de uma estrutura administrativa complexa.

        Iremos inicialmente identificar quais os princípios da administração a sua organização se baseia. Destacaremos as teorias em que sua organização é conduzida.

        A comunicação é representada pela sua forte participação no mercado e demonstrada em sua plataforma.

        Por fim, a constante busca e aplicação de novas tecnologias da informática, demonstram a procura pela eficiência, competividade e sustentabilidade empresarial.

        Destacamos na conclusão, nossa interpretação das disciplinas estudadas e sua aplicabilidade na vida prática.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A CHESF, utiliza a administração por objetivos, APO. Podemos constatar as ações comprobatórias nas várias subpáginas do seu site, www.chesf.gov.br.

Entre elas temos na EMPRESA, a Governança Corporativa, onde o monitoramento do planejamento estratégico é realizado a partir de avaliações periódicas com a Diretoria e o corpo gerencial da Empresa, com foco nos indicadores de cada objetivo definido em seu Mapa Estratégico, possibilitando o acompanhamento de desvios entre as metas e os resultados apurados e a definição de ajustes ou novas diretrizes pela Diretoria.

A busca pela integração das pessoas aos processos é a sua sustentabilidade, é observada na descrição da Chesf em que o seu maior diferencial competitivo são as pessoas. Por isso, promove o alinhamento das práticas de gestão de pessoas às estratégias de negócio, integrando os diversos processos para a viabilização dos objetivos empresariais. ​

A configuração da organização, proposto por Henry Mintzberg (apud Daft, 2002), com um núcleo técnico (Diretoria de Operação) responsável pelas operações das usinas, linhas de transmissões e subestações, um suporte técnico (Diretoria de Engenharia e Construção) responsável pelos novos empreendimentos, o suporte administrativo (Diretoria de Gestão Corporativas e Diretoria Econômica-Financeira) responsáveis pelos processos de RH, suprimentos, financeiros e contábeis, e a administração (Presidência e Diretoria Executiva), demonstrada no Organograma e na definição de atribuições da Diretoria e dos conselhos.

A CHESF é uma empresa departamentalizada, praticamente possui em seu organograma funcional todas as definições usuais: por quantidade, funcional, territorial (regionais), por produtos (ou serviços), por clientes (acessantes/agentes livre), mista, por projeto (novos empreendimentos) e matricial.

 Observamos que a busca contínua pela sustentabilidade empresarial, sua missão empresarial, que a prospecção de novos negócios com a otimização do uso dos recursos naturais e a redução do impacto sobre o meio ambiente, ​fazem parte da visão empresarial, reafirmando desta forma, que a CHESF utiliza das melhores práticas administrativas na condução de sua gestão.

  1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A empresa desenvolve ao longo dos anos patrocínios Culturais, Esportivos e Técnico-Científicos, focados em metas e resultados, através de projetos elaborados pela sociedade e aprovados conforme os critérios preestabelecidos.

A divulgação constante de seus produtos, serviços e ações sustentáveis tem sempre demonstrado a maturidade e pelos demonstrando suas ações sociais, seu compromisso com o desenvolvimento.

É observado a preocupação com a disponibilização de canais de comunicação tanto entre os seus colaboradores, os seus clientes e a sociedade, como pela existência e disseminação da Política de Comunicação e Engajamento com públicos de relacionamento das empresas ELETROBRÁS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com