TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino: Observaçao e Projeto

Por:   •  2/7/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA – UNIP

PÓLO – SÃO JOAQUIM DA BARRA - SP

RA - 1705221 Luis Claudio Magalhães Apollo

 

 

PERÍODO LETIVO: 1º Semestre - 2017

DISCIPLINA: Prática de ensino

ASSUNTO: Introdução à docência

ABORDAGEM: Reflexões sobre o texto - Vestido azul

Relatório do curso de prática de ensino

[pic 1]

                          Atividade 2: Relatório contendo as reflexões referentes ao texto selecionado .

SUMÁRIO

Introdução

  1. Texto selecionado com ilustrações – Vestido azul

  1. Reflexões sobre o texto proposto – Visão do aluno
  1. Fonte de pesquisa

Conclusão

     

Introdução.

Neste exercício do ensino aprendemos o objetivo do profissional, professor, docente para ajudar alunos necessitados socialmente para transformar a sociedade em que vivemos. Aqui serão abordadas as reflexões sobre o texto apresentado apontando para a questão da educação, com o objetivo de dar um esclarecimento melhor quanto a transmissão de um ensino de padrão aos nossos discentes.

1. Texto selecionado com ilustrações – Vestido azul.

Num bairro muito pobre de uma certa cidade distante, morava uma garotinha muito bonita. Ela frequentava a escola local. Sua genitora não tinha muito cuidado e a criança quase sempre se apresentava suja. Suas roupas eram velhas e maltratadas.

[pic 2]                                                             [pic 3]

Então um determinado dia em que um professor penalizou-se com a menininha. Como uma garota tão bonita pode vir para a escola tão mal arrumada? Separou algum dinheiro de seu salário e, embora com dificuldade, lhe comprou um vestido novo.

 [pic 4]

A garotinha ficou ainda mais bonita no seu vestidinho azul. Quando a mãe viu a menina naquele vestido azul, sentiu que era lamentável que sua filha, vestindo aquele traje novo, fosse tão sujinha para a escola. Por isso passou a lhe dar banho todos os dias, pentear seus cabelos, cortar e limpar suas unhas. Depois de uma semana, o pai falou: “mulher, você não acha uma vergonha que nossa filha, sendo tão bonita e bem arrumada, more em um lugar como este, caindo aos pedaços? Que tal ajeitar a casa? Nas horas vagas vou pintar as paredes, consertar a cerca e plantar um jardim”.

[pic 5]

Em pouco tempo a casa da garotinha destacava-se na pequena vila pela beleza das flores que enchiam o jardim, pela limpeza, e capricho de seus moradores com seus pequenos detalhes. Os vizinhos ficaram envergonhados por morar em barracos feios e então resolveram assim arrumar suas casas, plantar flores, usar pintura, água e sabão, além de criatividade. Logo, o bairro estava todo transformado.

Antes da reforma e pintura 

[pic 6]

Depois da reforma e pintura 

[pic 7]

Um homem que acompanhava os esforços e as lutas daquela gente, achou que eles bem mereciam um auxílio das autoridades. Foi ao prefeito e expôs suas ideias e saiu de lá com autorização para formar uma comissão para estudar os melhoramentos que seriam necessários no bairro.

Homem                                                                         Prefeito

[pic 8]                                         [pic 9]

A rua de lama foi substituída por asfalto e calçadas de pedra. Os esgotos a céu aberto foram canalizados e o bairro ganhou ares de cidadania. Tudo começou com um vestidinho azul.

[pic 10]

Não era a intenção daquele professor consertar a rua, nem criar um organismo que socorresse o bairro. Ele fez o que podia, apenas a parte que lhe cabia. Qual será a parte de cada um de nós? Será que basta apontar os buracos da rua, reclamar dos erros do vizinho e cuidar apenas do portão para dentro? É difícil mudar o estado total das coisas. É difícil varrer toda a rua, mas é fácil varrer nossa calçada. É difícil modificar o bairro, mas podemos começar pela nossa casa, deixando-a mais bonita. É difícil reconstruir o planeta, mas é possível dar um vestido azul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (400.9 Kb)   docx (383.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com