TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino: Observaçao e Projeto

Por:   •  2/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  3.267 Palavras (14 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 14

CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA – UNIP

PÓLO – SÃO JOAQUIM DA BARRA - SP

RA - 1705221 Luis Claudio Magalhães Apollo

 

 

PERÍODO LETIVO: 1º Semestre - 2017

DISCIPLINA: Prática de ensino

ASSUNTO: Introdução à docência

ABORDAGEM: Educação? O que é educação: Reflexões

Relatório do curso de prática de ensino

[pic 1]

                          Atividade 1: Relatório contendo as reflexões referentes aos 13 (treze) textos descritos no manual de orientações das atividades.

SUMÁRIO

      Introdução

  1. Educação? Educações: Aprender com o índio
  1. O fax do nirso
  1. A história de chapeuzinho vermelho (na versão do lobo)
  1. Uma pescaria inesquecível
  1. A folha amassada
  1. A lição dos gansos
  1. Assembleia na carpintaria
  1. Colheres de cabo comprido
  1. Faça parte dos 5%
  1. O homem e o mundo
  1. Professores reflexivos
  1. Um sonho impossível?
  1. Pipocas da vida

      Conclusão

Introdução.

O ensino e praticidade no curso visam a compreensão da função que o docente, professor, exercerá ajudando a formar e transformar a sociedade em que vivemos. Este é o grande objetivo a ser alcançado nesta prática de ensino. Aqui serão abordadas as reflexões sobre inúmeras verdade que cada texto relata apontando para a questão da educação, com o objetivo de dar um esclarecimento melhor quanto a transmissão de um ensino de qualidade aos nossos jovens (futuros alunos).

  1. Educação? Educações: Aprender com o índio.

A educação não está relacionada diretamente em si ou ao local físico de uma instalação qualquer com nome de instituição escolar, porque pode se aprender em outros lugares e de diferentes formas e/ou maneiras. Existe uma interdependência de um contexto expresso por uma nação, povo, grupo de pessoas, do que é educação. Nunca poderemos afirmar que só existe uma forma e/ou maneira de se ter educação, temos um aglomerado de países com raçasetnias e multiculturalismo, cuja prioridade de educação sejam distintos entre cada pais. Uns tem obrigações de aprender a caçar e pescar (índios) e outros precisam aprender como prioridade a ler e escrever e etc...

  1. O Fax do nirso

 Atualmente existe uma grande competição no mercado de trabalho, tanto para o ingresso quanto ao permanecermos empregados nele, todos precisamos buscar uma constante capacitação e o auto aperfeiçoamento para garantia profissional neste mercado de trabalho, muito estão se esquecendo das diferenciações, assegurando seu bom desempenho como profissional da educação. A universidade ou faculdade não são garantia de sucesso, o diploma não nos dirá se somos capacitados e sim o desenvolvimento do nosso trabalho é que irá demonstrar o nosso grau de profissionalismo, e a preocupação de sempre está buscando se atualizar faz essa diferença.

  1. A história da chapéuzinho vermelho (na versão lobo)

Existem 02 (duas) verdades, a verdade absoluta e a relativa, a verdade absoluta é aquela que não pode ser contestada, principalmente quando comprovada, e a relativa é aquela que depende do referencial dado, ou seja, do ponto de vista de cada autor ou pessoa. Sendo assim muitos professores tomam a educação de forma e/ou maneira absoluta para trazer um ou vários assuntos em sala de aula, tal prática deve ser vista com cuidado. A docência deve ter uma base, porém não se deve tirar o direito de opção dos alunos, de concordar ou discordar de fatos que são apresentados em sala de aula, pelo contrário, pois a crítica nos ajudará a chegar na resposta correta ou próxima dela.

  1. Uma pescaria inesquecível

A ética é uma parte da filosofia que se encarrega quanto aos questionamentos das causas que a geram, mudam, retificam ou mostram um novo horizonte ao comportamento humano, analisando a respectiva profundidade da forma das regras, os custos, características e orientações existentes em algum universo social. Assim o montante de normas e valores da ética e moralidade do ser humano, de um meio social. É a visão formulada pelas ideias do homem sóbrio e sábio, comparando-o ao meio social ou qual faz parte. Podemos então verificar na nossa educação, principalmente nas que são sustentadas pelo governo, é a degradação dos pontos éticos entre os que formam o ambiente de aprendizagem. A ausência de reunião, análise, a intolerância e a discursão são problemas que afetam a formação de um processo de aprendizagem eficaz e eficiente. Pois a maioria das pessoas são individualistas. O docente que visa mudar e alcançar conhecimento acima de sua didática no ambiente escolar não necessita de méritos, as pessoas ao seu redor perceberão seu trabalho e ainda que algum pensem em diminuir sua reputação, isto nunca será efetivado, pois a nobre de seu empenho está na ética e moral, ninguém poderá denegrir seu valioso trabalho.

  1. A folha amassada

A praticidade de ensinar se distancia do estudo e teoria. Esta forma de lecionar é contínua e sem interrupção sendo aperfeiçoada a todo o momento. Independente se a docente afirma se sabe ou não, importando a busca pelo conhecimento. Isto fundamenta a preparação do educador relacionado ao ensino. É preciso evitar rumos contrários à indisciplina e má conduta diante de problemas que devam ser resolvidos e ultrapassados pelos grupos sociais e escolares. O professor tem que possuir certo grau de tolerância para administrar a falta de bom senso dos discentes. A escola acima de tudo cuida e zela pelo aluno (menor) informando aos responsáveis sobre tudo que estiver trazendo prejuízos quanto à absorção do ensino, conduta etc. Assim sendo o professor nesta corrente é um elo entre a escola e a família do estudante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (442.2 Kb)   docx (392.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com