TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Por:   •  12/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Mayckaell de Figueiredo Gonçalves

Curso: Form. Ped. Grad. Não Licenciados - Matemática

RGM: 21633371

Polo: Juazeiro do Norte-CE

Disciplina: Prática de Ensino em Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Atividade III – Planejamento, implementação e avaliação de processos de ensino e de aprendizagem.

O currículo, de um modo geral, pode ser entendido como o grande orientador de todo procedimento educacional de uma escola.

Segundo Veiga (2004, p. 26), “currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Currículo implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente.

A Escola Romão Sabiá possui um currículo escolar muito amplo, com todas as diretrizes a serem seguidas, e muito bem organizado, cabendo a cada educador analisar detalhadamente o que está prescrito e aplicá-los em sala de aula.

Sabemos que todo ser humano é formador de opiniões, e cada um possui os seus métodos de aprender e de ensinar, o que evidencia sempre pontos de vista diferentes em diversos aspectos. Com relação ao currículo escolar da referida escola a qual estou estagiando, consegui colher algumas opiniões dos professores do turno da manhã, em que uma pequena parte não estariam de acordo em segui-lo, por achar que o currículo está fugindo do que eles veem como indispensável para uma boa formação dos alunos. Por outro lado, outros docentes afirmaram que é de extrema importância os profissionais da educação estarem de acordo e seguirem os currículos oficiais para que a aprendizagem dos alunos não seja afetada.

Acredito que o currículo oficial deveria ser adotado por todos os professores de toda a rede de ensino, uma vez que, caso um aluno esteja matriculado em uma escola e que por ventura, no segundo semestre do ano letivo tenha que ser transferido para outra escola da mesma rede, se os professores não seguem os mesmos parâmetros, o aluno seria prejudicado e consequentemente poderia não estar apto a ser aprovado.

Referências

VEIGA, Ilma Passos A. (org) 17 edição - Projeto Político Pedagógico: Uma construção possível. Campinas, SP. Papirus, 2004.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com