TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de ensino: Observação e Projeto

Por:   •  11/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 6

1.    INTRODUÇÃO

Na vida em que o aluno segue na escola, os alunos muitas das vezes se deparam com situações e informações que vai além dos livros didáticos passados na escola. Essas informações muitas das vezes são bem difíceis de serem entendidas ou assimiladas pelos alunos, devido os mesmos não terem acesso as devidas informações necessárias, mas que são de grande importância para a vida e o conhecimento do aluno.

        Contudo, o meio em que vivemos também se torna um grande professor, visto que aprendemos com tudo em nossa volta, mesmo não sendo um ambiente escolar. Com isso, vamos crescendo não só como alunos, mas também como cidadãos de bem diretamente com o nosso meio de convívio.

        Este projeto tem como foco mostrar e apontar as qualidades de ambientes não escolares no raio de 500 metros em relação à praça principal de Lagoa Grande/MG, já descrito na postagem 1, relatório de observação. Lugar que se tornou alvo de grandes eventos culturais e escolares durante muitos anos.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Promover a sensibilização e abertura cultural e social nos alunos de forma que possam compreender que por trás de toda estrutura que há nos seus livros didáticos e também nos seus ambientes externos, não educacionais, há algo a se aprender e, assim, crescer sua percepção de mundo, profissão, esporte, estudo, arte, etc. E com isso poder levar a esses ambientes não escolares uma grande informação ligada a ambientes escolares, como por exemplo disciplinas de Artes, Química, Física e Matemática.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover a expansão da noção de sociedade, levando-a além do ambiente escolar tanto fisicamente quanto ao conhecer personalidades e o trajeto que suas vidas tomaram até chegar numa meta;

Entender e conhecer os ambientes escolares e não escolares existentes na cidade de Lagoa Grande/ MG, em relação a praça principal Adauto Araújo, com isso passamos a conhecer os arredores da Escola Estadual Santa Terezinha, areas de lazer, espaços culturais, praças de eventos, academias de ginástica etc.

        Aguçar a curiosidade do aluno em aprender ainda mais com o meio de convívio, incluindo em seus estudos uma grande listagem de atividades que podem ser feitas em ambientes não escolares, que trazem também um grande conhecimento para o aluno. Promovendo assim, a interdisciplinaridade existente em todas as faces do dia a dia do aluno.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Segundo Vygotsky o desenvolvimento é um processo evolutivo e que as funções psicológicas superiores – como a atenção, a memória, o pensamento, por exemplo -, se dava a partir de um plano interpsicológico de desenvolvimento, ou seja, através da interação da criança, no caso, com o outro. Ele citou isso ao se referir à educação infantil, mas o mesmo vale para as séries mais avançadas, que também necessitam dessa atenção e dessa interação.

3.2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.2.1. Ambientes e Público-alvo

O projeto idealizou a visita e a interação dos alunos da Escola Estadual Santa Terezinha de Lagoa Grande/ MG e também a sociedade como um todo, conhecer e participar dos ambientes não escolares existentes na Cidade e promover a divulgação dessa informação através de estudos com o meio em que se vivem.

Assim como descrito da postagem 1, o tema se limitou a Praça Principal Adauto Araújo, muito conhecida e visitada por várias pessoas de cidades visinhas.

3.2.2. Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos

        Nesse projeto quis observar não só três disciplinas envolvidas, mas sim todas que pudéssemos observar no ambiente não escolar em relação à Praça Principal Adauto Araújo e que servirá de alavanca para conhecimentos gerais e ambientes específicos de várias disciplinas como por exemplo: Biologia: botânica e ecologia, Artes: cultura e lazer, História: acontecimentos e heranças advindas de antepassados, Matemática: geometria e lógica matemática, Física: gravidade, Educação física: conhecimentos anatômicos e fisiológicos, Português: redação e reflexão e demais outras disciplinas que podemos ter como base em vários ambientes não escolares.

        Não posso deixar de salientar que durante o processo de pesquisa e colhimento de informações para o processo de fechamento do projeto, encontrei algumas barreiras que me impediram de prosseguir de imediato, porém nada me deixou desanimar da finalização do mesmo. Devido a Cidade de Lagoa Grande ser muito pacata e localizada em uma região onde a criminalidade invade a cada dia mais a Praça Adauto Araújo.

         Com a pesquisa, quando fui entrevistar alunos e professores das Escolas da cidade, tive depoimentos realmente preocupantes onde me mostraram que a alguns anos atrás a Praça Adauto Araújo era um ambiente não escolar propicio para o aprendizado do aluno, onde tínhamos grandes e conhecidas festas, exposições culturais, teatros, áreas de lazer e muitas outras atividades recreativas. E hoje a Praça Adauto Araújo virou alvo de violência, morte e ponto de compra e vendas de drogas, com isso vamos perdendo a cultura e com isso conhecimentos, vão morrendo aos poucos lugares que funcionavam como grande responsável pelo conhecimento.

3.2.3. Propostas de Ação e Estratégias didáticas

        O intuito da visita e interação do projeto na escola e nos ambientes não escolares será munir os alunos e a sociedade em geral com informações básicas que refletem a realidade e mostram que fora da escola também é possível aprender.

        Os pontos principais observados na Praça Adauto Araújo foram as árvores, o lago, os peixes, a placa de criação da praça, o coreto onde acontece vários encontros de carreatas, festas e muitos encontros culturais, que auxiliam ainda mais na disciminação de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com