TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Publico Alvo

Artigos Científicos: Publico Alvo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

COMO CLASSIFICAR O PÚBLICO-ALVO

Vimos algumas técnicas que podemos utilizar para levantarmos dados dos grupos de público-alvo em potencial. Na leitura seqüente você aprenderá como filtrar esses dados e classificar os perfis de público-alvo prioritários.

Classificar os usuários prioritários:

Ao traçar o perfil público-alvo, perceberemos que é impossível defini-los com total precisão, sempre haverá características singulares em cada usuário. No entanto, podemos hierarquizar o público de acordo com as prioridades do web site. É preciso formar grupos de usuários para coletar dados. Alguns aspectos como limitações no orçamento ou tempo podem influenciar no resultado da seleção de dados. Quanto ao tamanho do grupo, este pode ser pequeno, no entanto, quanto mais usuários o grupo tiver, maior será a riqueza de dados coletados.

Faremos uma planilha na qual serão relacionados os principais usuários que correspondem ao perfil do público-alvo, que nesse caso são: Alunos, Vestibulandos, Professores, Funcionários, Pesquisadores e o Público em geral.

Nesta planilha também serão colocados todos os gestores com poder de decisão no projeto de web site, que são representados por: (Gestor 1, Gestor 2, Gestor 3).

A função dos gestores é atribuir uma nota para cada perfil do público-alvo para classificá-los de acordo com seu grau de relevância que este usuário possuía na estrutura hierárquica do site. O valores atribuídos neste exemplo variam de 1 à 5, sendo “5” a nota máxima que poderá ser atribuída e “1” a nota mínima. Observe que o perfil “Aluno” recebeu o maior número de notas “5”, isso significa que na visão dos gestores que estão classificando os usuários os “Alunos” são o público-alvo de maior importância.

HIERARQUIA DE USUÁRIOS DO SITE

Gestor 1 Gestor 2 Gestor 3 Média

Professores 2 4 3 3

Vestibulandos 4 3.5 4.5 4

Alunos 5 5 5 5

Funcionários 3 2 1 2

Público em geral 1 1 1 1

Pesquisadores 1 1 2 1,33

Vamos ver mais detalhadamente o que o valor de cada nota representa:

NOTA Descrição do grau de prioridade

5 Usuários Prioritários – Usuários cujo perfil deve ser priorizado e todas as funcionalidades e conteúdos do web site devem satisfazer as expectativas e necessidades deste usuário;

de 4 à 5 Usuários importantes, porém nem todas as suas necessidades serão atendidas;

de 3 a 4 Usuários pouco importantes que não utiliza o site freqüentemente;

de 1 a 3 Usuários que utiliza o site raramente e por isso não fazem parte do público-alvo;

Depois de atribuir os valores é necessário calcular a média que é composta pela soma das notas atribuídas pelos gestores e dividida pelo número de gestores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com