TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  21/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  8.593 Palavras (35 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 35

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

Neiva Oliveira de Jesuz Alves de Lima

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 2]

Penápolis

2018

Gilnari Garmate Vietze

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao Curso eDUCAÇAÕ Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Ensino Fundamental.

Orientador: profª.

Tutor eletrônico:

Tutor da sala :

Cornélio Procópio

2019


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        6

PLANOS DE AULA        14

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS        24

CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

REFERÊNCIAS..........................................................................................................27

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas na EMEI Joana Morelli da Cunha, escola municipal de ensino infantil situada na Avenida Sargento Oswaldo Xavier da Rocha, n° 350no município de Glicério – SP.

 O objetivo do estágio curricular é proporcionar ao acadêmico, experiência no campo da prática pedagógica.  Efetivou-se no período de 10 de Setembro a 26 de Setembro de 2018, computando 52 horas para observação, elaboração e aplicação dos planos de intervenção.

 Como resultado de todo o trabalho que se efetivou, o mencionado estágio possibilitou reflexão sobre a realidade da educação, interação direta com a criança,socialização com o grupo de trabalhadores da instituição (equipe pedagógica, demais funcionários), contato direto com os familiares podendo ouvir dos mesmos as dificuldades e esforços na colaboração oquanto à educação de seus filhos. Entendendo e compreendendo a criança que se apresenta na instituição escolar,trazendo consigo uma gama de experiências da sua vida familiar e social.

Importante ressaltar o trabalho do professor que constantemente, deve buscar ampliar seus conhecimentos se esforçando para cada vez mais aprimorar seu trabalho. É relevante que o professor seja dinâmico, ativo, mediador, pesquisador e que acima de tudo trabalhe com amor. SegundoFreire (2015, p.47)

Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento.

O trabalho com a música na Educação infantil envolve exploração dos sons, jogos com movimentos, por isso, a parlenda Macaca Sofia foi à temática escolhida para desenvolver o plano de intervençãopara a Etapa I da Educação infantil. As brincadeiras, a música, as artes possibilitam criação, observação, manipulação, oralidade, dramatização, apreciação, por meio de diferentes linguagens. É fundamental que a criança tenha acesso a diversas formas de expressão, exercitando a atividade simbólica.

O que se espera dessa experiência é que traga resultados positivos para o desenvolvimento do indivíduo, pois representa uma participação decisiva na aprendizagem de conhecimento formal de certas áreas, como a Matemática e a própria escrita.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A instituição de ensino EMEI Joana Morelli da Cunha, campo de estágio é uma escola que passou a ser municipalizada em 01 de Março de 2005, pertencente ao município de Glicério foi fundada em 01 de setembro 1965 como Creche e Berçário Santa Terezinha, instituição filantrópica mantida pela sociedade civil.

Intitulada como escola, pré-escola, creche atua na Educação Infantil acolhe 197 crianças, seu funcionamento se dá no período da manhã das 07h00minaté as 11h00min se estendendo para o período da tarde até as 17h00min para atender as crianças que necessitam de permanecerem na instituição. Neste período da tarde são realizadas atividades de recreação.

As salas de aula se caracterizam em Berçário I e Berçário II, Maternal I e Maternal II, Etapa I e Etapa II.

Visando o desenvolvimento das crianças, aDireção e Coordenação criaram o projeto Alimentação Saudável, com construção de uma horta onde o produto final é destinado à alimentação das crianças tendo também como objetivo maior, possibilitar o contato com a natureza e a socialização. Este projeto visa promover o conhecimento sobre os alimentos ali cultivados, pensamento crítico, personalidade, autonomia, conduzindo à integridade física, intelectual e afetiva do ser humano.

Portanto, neste campo de estágio as atividades desenvolvidas (observação, reflexão, análise, construção e aplicação do plano de intervenção), são necessárias à formação do acadêmico.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A instituição é composta por 26 funcionários distribuídos cada qual nas suas respectivas funções: Diretora, Coordenadora, professores, Educadores, cozinheiras, secretária, Estagiário, auxiliar de escola e funcionários que atuam no serviço geral.

 A escola é grande com ótima iluminação bem arejada e muito limpa. Á frente da escola se localiza a Diretoria, sala dos Professores, Secretaria, banheiro, sala de Materiais Pedagógicos e sala da Equipe Pedagógica, para orientação e esclarecimento dos professores (HTPC). São nove salas de aula muito bem decoradas e limpas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61 Kb)   pdf (447.1 Kb)   docx (323.1 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com