TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELEVANCIA DO PLANEJAMENTO DE RH

Por:   •  11/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------------ 4

DESENVOLVIMENTO-------------------------------------------------------------------------------- 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS ----------------------------------------------------------------------- 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ------------------------------------------------------------- 16

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo abordar assuntos de extrema importância para os futuros profissionais de RH, assuntos que contribuem de forma muito louvável, para um melhor entendimento sobre as áreas de Recrutamento e Seleção, Auditoria e Legislação Trabalhista.

E para isto, vamos detalhar os pontos considerados importantes dentro das áreas em questão, de forma a reforçar as informações repassadas através das aulas em sala e tele aulas, abrangendo toda relevância do processo de planejamento de recursos humanos.

DESENVOLVIMENTO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL:

Toda organização precisa ter uma visão futura sobre seus objetivos, e para isso precisa entender suas necessidades atuais e futuras dentro da empresa.

Recrutamento e Seleção de Pessoal é a parte do processo de RH, desenvolvida pela área que seleciona e contrata os novos funcionários para uma organização e que tem como objetivo selecionar e padronizar de acordo com a necessidade das vagas para vários setores.

Através dessa ferramenta, a empresa tem um forte aliado na retenção de mão obra qualificada e de acordo com a necessidade do cargo.

O colaborador tem que possuir competências técnicas e comportamentais e precisa transferir essas competências, em forma de resultados efetivos para a organização.

Elementos importantes na seleção de funcionários que devem ser considerados no processo seletivo, podendo nos dar subsídios na escolha do candidato. São os critérios que podem ser entendidos como: O que é um bom funcionário para determinada vaga e o fator de previsão que está relacionado com um critério, é importante um estudo de validação, que pode ser feito de acordo com o descrito a seguir: competências, atitudes, habilidades e conhecimentos.

DESCRIÇÃO DE CARGO

Foca no conteúdo do cargo, nas pessoas e equipamentos envolvidos na realização das atividades bem como (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e porque faz). Apresenta como vantagens: a obtenção de informações mais precisas, e análise de cargos em função da estrutura da organização.

ANÁLISE DE CARGOS

Determina quais requisitos o ocupante do cargo deve possuir, referem-se a requisitos físicos e mentais, as responsabilidades que o cargo apresenta, e as condições em que o trabalho deve ser feito, visando a melhor adequação do ocupante do cargo para um melhor desenvolvimento das atividades propostas para o cargo. Com o auxilio da descrição e análise de cargos é possível desenhar o perfil do ocupante para aquele determinado cargo dentro da organização, estabelecendo conhecimentos, habilidades técnicas, atitude e comportamento que o individuo terá que apresentar frente á função que deverá exercer.

RECRUTAMENTO

Recrutamento, é a garantia na qual a empresa possui para obter a quantidade correta de mão- de-obra, sendo capaz de concluir as tarefas necessárias para as realizações dos objetivos das organizações. Ressaltando que no processo de Seleção que podemos identificar o candidato mais adequado dentre aqueles selecionados.

É um processo que tem o objetivo de atrair pessoas para a organização, não precisa ocorrer somente quando há vagas, mas contínuamente.

De acordo com Chiavenato, conceitua recrutamento como sendo:

“Um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro das organizações”. (pag. 07. CHIAVENATO, 1999).

RECRUTAMENTO INTERNO

Recrutamento interno é o preenchimento de uma vaga, através do remanejamento de seus empregados, que podem ser promovidos (movimentação radical) ou transferidos (movimentação horizontal) ou ainda transferidos com promoção (movimentação diagonal).

Vantagens:

• Mais econômico;

• Mais rápido;

• Fonte de movimentação para os empregados;

• Aproveita os investimentos da empresa em treinamento pessoal;

Desvantagens:

• Só pode ser efetuado quando o candidato a uma substituição tenha efetivamente condições de no mínimo, igualar-se em curto prazo, ao antigo ocupante do cargo;

• Pode gerar um conflito de interesses;

• Limitação da criatividade e visão do mercado.

RECRUTAMENTO EXTERNO

É o preenchimento de uma vaga através da contratação de uma pessoa de fora da empresa.

Vantagens:

• Traz “sangue novo” e experiências novas para a organização;

• Renova

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com