TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de estágio fundamental

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.011 Palavras (13 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso de Tecnologia em Logística.

POLO: Anhanguera Dourados

ACADÊMICO: Vagner Rodrigues Pavao– RA: 8798014672

TUTOR A DISTÂNCIA: Ana Cristina Santos Aquino

NOME DO TUTOR EAD: Priscila Cintra

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Dourados- Mato Grosso do Sul

Maio/2017.


ACADÊMICO: Vagner Rodrigues Pavao – RA: 8798014672

TUTOR A DISTÂNCIA: Ana Cristina Santos Aquino

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 Logística do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplinas de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).

Dourados – Mato Grosso do Sul

Maio /2017


  1. SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.        RELATÓRIO DA ENTREVISTA        4

2.        PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO        5

3.        ANÁLISE DA MATRIZ SWOT        6

3.1        PONTOS FORTES        6

3.2        PONTOS FRACOS        7

3.3        OPORTUNIDADES        7

3.4        AMEAÇAS        7

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

ANEXO I        11


INTRODUÇÃO

A seguir apresento um modelo de empreendedorismo bem simples, do tipo caseiro, daqueles faça você mesmo.

A cantina da T.D.S teve o nome escolhido por alunos de uma escola estadual aqui da nossa cidade, o nome já viralizou nas redes sociais com a  #partiuTDS , que significa nada mais que ‘Cantina da Tia Do Salgado’, apesar de bem simples é muito aconchegante e já virou um point dos alunos nas horas vagas.

Oferendo produto de qualidade, preço justo e um ótimo atendimento a cantina TDS tem um diferencial em seus preços porque nossa empreendedora acredita que o lucro obtido em sua cantina tem que ser obtido no alto giro das vendas e não na porcentagem individual. Ou seja, o seu lucro e bem pouco comparado aos concorrentes, mas em compensação suas vendas chegam a ser dez vezes maior.

Seu controle de qualidade é rigoroso, diz ela que se suas vendas caem alguma coisa está errado no produto ou atendimento, para ela tudo tem que se encaixar como uma engrenagem, atendimento, produto, local enfim tudo tem que estar conforme seu cliente quer.

Então te convido a conhecer um pouco mais da nossa cantina TDS.

.

  1. RELATÓRIO DA ENTREVISTA

O empreendedor afirmou que o empreendedorismo possibilita gerar oportunidades por meio das ideias. Isso vem de encontro com a afirmação de Dornelas (2008), de que o “empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias em oportunidades”.

O empreendedor ainda afirma conforme Dornelas (2001) que “empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”. O que o economista Joseph Schumpeter (1929) também diz que a atividade empreendedora caminha junto com a inovação e criatividade, pois o pais precisa criar constantemente novos produtos e serviços, onde cita também seus estudos sobre a destruição criadora.

O empreendedor entrevistado apesar de pouca experiência na pratica, tem bastante conhecimento teórico, o que lhe ajudou muito a alavancar seu negócio, o mesmo agindo no impulso e na necessidade de produzir, aproveitou a oportunidade que teve e mesmo que involuntário teve uma visão de negócio bem ampla. Aproveitou a oportunidade e investiu em novas fontes de consumo e serviços,  fizeram toda a diferença em seu negocio inicial


  1. PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO

O tema empreendedorismo é secular, tão antigo que achar obras literárias sobre o tema não é uma tarefa difícil, aliás, é natural já que se trata de um tema tão popular e antigo. Segundo Dolabela (2006) “empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza”

No empreendimento não podemos parar no tempo e esperar as coisas acontecerem, temos que estar atentos as tendências, as oportunidades, temos que criar, recriar, destruir e reconstruir, não podemos ficar em nossa área de conforto, temos que sair e buscar novos clientes, novos conhecimentos e aperfeiçoar o que já está bom, nossa visão de mundo tem que agradar o máximo de cliente possível, pois somente assim estaremos prolongando nosso legado.

Segundo Checkland (1997 apud MARTINELLI; GHISI, 2012, p. 246) define “W” como “Visão de mundo, estrutura mental e paradigma. As ‘W’ interferem na maneira como os indivíduos interpretam o mundo”.

O empreendedor tem que ter uma visão coletiva e obvio que lhe de lucros. Muitos pensam e agem de maneira contraria aos seus propósitos individuais, mas como é sua função em grandes empresas eles tem que tomar atitudes inovadoras que visa o bem comum da empresa (lucros), caso este não desempenhe bem esta função, logo será substituído.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (189.8 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com