TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estagio Fundamental

Por:   •  18/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Cleusa Aparecida machado

RELATÓRIO De

ESTÁGIO no ensino FUNDAMENTAL II

Jacarei

2019

Cleusa Aparecida machado

RELATÓRIO DO

ESTÁGIO no ENSINO FUNDAMENTAL II

Relatório apresentado à Unijales, como           requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Curricular em  Ensino Fundamental II, do Curso de 2° Licenciatura em Matemática.

Docente supervisor:Prof.: Antônio Rodolfo de Siqueira.

Jacarei

2019


SUMÁRIO

      INTRODUÇÃO...................................................................................         4

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO...........         6        
  2. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO.........................         7
  3. DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES.....................................................         8
  4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................       10
  5. REFERENCIAS..............................................................................       11
  6. ANEXO...........................................................................................       12                                        


INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado no ensino fundamental II da EMEIF Petronilha de Sousa, no período matutino do dia 03 de junho à 23 de agosto de 2019 . Esse é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Constitui-se em um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e testando-lhes o nível de consistência e o grau de entrosamento.

O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

Por meio dele o estudante pode perceber as diferenças do mundo organizacional e exercitar sua adaptação ao meio educacional. O estágio funciona como uma “janela do futuro” através do qual o aluno antevê seu próximo modo de viver. Deve ser uma passagem natural do “saber sobre” para o “saber como”; um momento de validação do aprendizado teórico e prático em confronto com a realidade.

O Estágio Supervisionado tem cumprido de forma eficiente o papel de elo entre os mundos acadêmico e profissional ao possibilitar ao estagiário a oportunidade de conhecimento da administração, das diretrizes e do funcionamento das organizações e suas inter-relações com a comunidade.

A realização de estágio é um incentivo e aproxima os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida no Curso de 2ª Licenciatura de Matemática da Faculdade Unijales.

As contribuições do estágio supervisionado nos cursos de formação de professores são inegáveis, pois além de promoverem um contato direto com a realidade, contribuem para uma inter-relação entre os componentes curriculares e a prática.

Este relatório tem por objetivo discutir a importância do estágio supervisionado e de que forma as experiências vivenciadas durante o período de estágio podem contribuir com a formação docente.

“Ninguém educa ninguém, e ninguém se educa sozinho. É preciso tornar a educação um ato coletivo, solidário”. Paulo Freire

Contudo, o início dessa fase nos proporcionou um entrosamento com outros estagiários, professor regente e comunidade escolar, do campo de estágio para que exista efetivamente uma troca de experiência. Além disso, oportunizou condições de integração no contexto escolar para que possamos identificar características do funcionamento interno e da integração com a comunidade externa.

“A matemática está passando por profundas transformações. O professor necessariamente deve estar mais preparado para participar dessas transformações e para se aventurar no novo.” Ubiratan D’Ambrósio


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Foi observado  a rotina diária da escola EMEIF Petronilha de Sousa, situada na rua João Lucas da Silva  nº140, Jardim Rosa Helena. CEP: 12350-000. Igarata - São Paulo O telefone da escola é (11) 4658-1640 e o email é escolapetronilha@gmai.com. Observou-se  as turmas do 6º ano, turmas dos 7ª ano, turmas do 8ª ano e turmas dos 9º ano. Esse campo de trabalho, já era conhecido por mim, pois eventuei no ensino fundamental I, no ano anterior. O  estágio me proporcionou muito aprendizado,pois a rotina de um professor de uma disciplina como matemática é diferenciada ,são duas  aulas em um ano, depois ele está em outra sala com outra turma de outro ano, sem falar nas idades destes alunos ,que vai dos pré-adolescentes a adolescentes,que por vezes são bem difíceis de lidar. Nota-se também,  que nem todos os alunos conseguem acompanhar, pois carregam consigo defasagem de anos anteriores.


cARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

           A EMEIFPetronilha de Sousa, situada na rua João Lucas da Silva  nº140, Jardim Rosa Helena. CEP: 12350-000. Igaratá - São Paulo, é  pública e rural.

 Funcionamento: Prédio próprio, água da rede pública, energia elétrica da rede pública, rede de esgoto e coleta de lixo periódica.

Estrutura: Sala de diretoria, cozinha e pátio coberto

Recursos: VideoC videocassete, Retroprojetor, Aparelho de som, Projetor multimidia - datashow, 9 salas existentes,  equipamentos de TV,  aparelhos de DVD,  copiadoras, impressoras, 4 computadores na escola, sendo  3 para uso administrativo e 1 para uso dos alunos, 42 funcionários, acesso a internet e banda larga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (296.5 Kb)   docx (352 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com