TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme "Duas noites, um dia"

Por:   •  12/6/2019  •  Resenha  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Tocantins

Resenha do filme “Dois dias, uma noite” e o perfil ético das organizações

Hamilton Akitaya dos Santos

Universidade Federal do Tocantins
Curso de Ciências Contábeis
Sociologia das Organizações     Prof. José Vandilo

Nome: Hamilton Akitaya dos Santos

Resenha do filme “Dois dias, uma noite” e o perfil ético das organizações

        Na aula do dia 24 de maio de 2019, em sala de aula, vi o filme “Dois dias, uma noite”. Filme de Jean-Pierre e Luc Dardenne. O filme conta a estória de Sandra, operária de uma fábrica, casada, dois filhos. Que está retornando a ativa depois de uma licença médica por causa de uma depressão.

Em uma sexta-feira, Sandra é demitida. A empresa manipulou e usou os seus funcionários para uma votação: receber um bônus de mil euros e Sandra despedida, ou ela continua e eles ficam sem o bônus. E obviamente, a maioria vota pelo bônus. Uma segunda votação é acertada com seu patrão. Ele concede a uma nova votação na segunda-feira seguinte. Os funcionários terão de decidir por definitivo, a abrir mão do bônus e manter a colega no emprego. Sandra passa o final de semana “infernal”. Ela decide ir de porta em porta, a convencer seus colegas a mudar o voto e reverter sua situação. O bem-estar básico da sua família, mesmo com seu marido empregado, depende do salário dela. Ela consegue reverter alguns, e na segunda-feira, por um colega não comparecer ao trabalho, a votação fica empatada, mas Sandra decide ser demitida e ficou conformada pela sua luta de ir atrás dos colegas, assim ela fará para procurar outro emprego.

        Neste filme, podemos ver sobre a ética em geral, ética social e a ética organizacional. Na ética social, podemos ver como os personagens se desdobram sobre uma dificuldade de um semelhante. Pensar na seu bem estar ou pensar no bem estar de outrem. Julgo que nenhuma das duas escolhas estejam certa ou errada. É uma escolha muito difícil. Já no lado organizacional, temos um caso anti-ético, assim vejo. A organização jogou a responsabilidade da demissão nos colegas, e assim criaram uma atmosfera estranha entre os funcionários e seus superiores. E ainda no momento que a personagem principal está a voltar a ativa. Isso ocorre que a empresa tem um perfil baseado na competitividade para se obter o objetivo, que é o lucro. Não sei o caso desta empresa, mas se a empresa se posicionar neste perfil demasiadamente, poderá se destruir por não manter um grau de equilíbrio com as questões sociais, já que uma empresa é uma sociedade politica.

Resumindo, a organização que mantém equilíbrio entre seu objetivo e que se importa com questões sociais e politicas em sua empresa, pode-se alcançar seu objetivo com mais eficiência, pois seus funcionários terão uma motivação maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (34.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com