TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme: O físico

Por:   •  20/6/2018  •  Resenha  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense - INFES [pic 1]

Professor: Adílio Jorge Marques

Aluna: Aline Aparecida da Costa Granja

Curso: Física - 1º período

Resenha do Filme "O Físico"

O filme se passa no século XI, na Inglaterra. É retratado na Idade das Trevas, onde tudo era muito ligado à Igreja Católica. Sem médicos a população estava nas mãos de "barbeiros-cirurgiões".

A trama retrata a vida de um cristão, Rob Cole, que ainda pequeno perdeu sua mãe, foi afastado de seus irmãos e torna-se aprendiz de um barbeiro-cirurgião. Após se aperfeiçoar e ver uma cirurgia realizada por um judeu, Rob, decide ir até a Pérsia, onde fingi ser judeu para estudar na escola do sábio Iban Sina. E pretendendo ir mais além, Rob rompe com todas as regras impostas pela região e se arrisca no estudo do corpo humano através de um cadáver.

Logo, pode-se notar a influência das religiões na evolução da ciência, que com hipocrisia e ignorância não aceitavam os estudos científicos que contradiziam as igrejas, retardando o progresso de certos conhecimentos. Com tudo a relação histórica, sociopolítica e cultural é boa e enriquece o filme.

Vemos também que na época os Físicos e Médicos eram as mesmas pessoas, talvez porque do mesmo jeito que calculavam a natureza, buscavam a cura. Através do que foi apresentado, é possível perceber que a história ainda carrega vestígios daquele tempo, nada mais óbvio, pois um conhecimento só pode nascer de outro.

Universidade Federal Fluminense - INFES [pic 2]

Professor: Adílio Jorge Marques

Aluna: Aline Aparecida da Costa Granja

Curso: Física - 1º período

Resenha do Filme "Quem somos nós?"

O filme "quem somos nós?" faz ligação entre a realidade quântica e a mente humana. Traz à  tona questionamentos sobre como vida "funciona" e nos faz pensar sobre qual a diferença entre o mundo, a realidade e a nossa imaginação. Ou, talvez não haja.

O filme busca respostas para perguntas sobre a nossa existência, como "para onde vamos? A consciência é a condição de tudo?" através da física quântica, conhecida e apresentada no filme por ser uma ciência de possibilidades. A física que trouxe evolução e benefício ao nosso mundo fica "sem saída" para explicações das formas tradicionais. Mostra que realidade não é, portanto, totalmente externa, como pensava a física clássica, mas uma construção do sujeito.

Busca-se explicação para o pensamento. Recebemos informações exteriores que são processadas pelo cérebro, que segundo o filme, é um sistema que processa as  informações de forma autônoma e é responsável por criar e manter a realidade. E Já que apenas parte da nossa mente é o consciente, acredita-se que não se tem controle direto sobre ela.

No filme há uma concepção interessante de Deus, que diz que a religião torna Deus a questão moral do certo e errado, e tira a responsabilidade das pessoas perante o mundo. Para a física quântica, Deus não é algo fora do mundo, mas ele está em tudo e em todos, sendo assim o ser mais supremo do universo e tornando impossível que este seja enganado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (171.8 Kb)   docx (201 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com