TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha MacArthur Lições de Estratégia e de Liderança

Por:   •  26/2/2019  •  Resenha  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  1.788 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRÍTICA

General Douglas MacArthur, norte americano, nascido em 26 de janeiro de 1880 em Little Rock no Estado do Arkansas. Formou-se na Academia Militar de West Point em 1903 com uma das maiores médias da história da referida Academia Militar. Participou de forma expressiva da Revolução Mexicana, da Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial e Guerra da Coréia. Até os dias atuais, é o militar mais condecorado das Forças Armadas Americanas e faz parte do pequeno grupo de 05 generais americanos a alcançarem o posto de 05 estrelas. O General MacArthur faleceu em 05 de abril de 1964 em Washington.

Em 1914 no início da guerra com o México, o então capitão MacArthur que estava loteado no Porto de Veracruz, ocupado pelos EUA, verificou que havia uma grande necessidade do uso de locomotivas para a realização de deslocamentos de tropas para o interior do México. Recebeu uma missão secreta, localizar as máquinas que supririam essa necessidade. Entretanto, as máquinas estavam em terreno ocupado pelo México. Acompanhado de 03 mexicanos “amigos”, partiu para a ação no objetivo. Infiltrou-se em terreno hostil, localizou as máquinas e realizou uma evasão sob pressão em que recebeu fogo inimigo e escapou várias vezes de ser capturado. Retornou em segurança no dia seguinte para a base de combate em Veracruz. Por este feito, foi indicado para receber a medalha de Honra, mas não a conquistou.

No mesmo ano, eclodia a 1ª Guerra Mundial na Europa. Em 1917, já no posto de Coronel comandou a 84ª Brigada da 42ª Divisão “Rainbow”. Como característica marcante da sua personalidade militar nas diversas campanhas que participou na 1ª GM, destacava-se a presença de MacArthur no desencadear das ações, ou seja, na ponta da linha. Como exemplo EM 1918 na tomada de Lunéville na França, onde acompanhou as frações em primeiro escalão que infiltraram em terreno sob domínio alemão. Após violenta resistência inimiga, conquistaram o objetivo e capturaram inúmeros prisioneiros alemães. Ficando assim evidenciado que a liderança conquista-se pelo exemplo, como relatou seu próprio comandante, Major-General John J. Pershing: “... pela supervisão das operações, não só garantiu o sucesso, mas deixou em toda a Divisão a certeza da atenção que os líderes dão aos problemas em ação, e uma sensação de segurança que a liderança sábia e corajosa imprimiu às companhias engajadas no combate”.

Ainda em 1918, a 42ª Divisão, sofrera diversos ataques alemães, todos repelidos, o que terminou com a chances da Alemanha de vencer a guerra. No mesmo ano, MacArthur ascendeu ao posto de General de Brigada, o mais jovem general da época, com 38 anos de idade. Foi considerado por seus superiores o jovem oficial mais brilhante do Exército.

Com término da 1ª GM, MacArthur recebeu a missão de comandar a Academia Militar de West Point, tendo como objetivos revitalizar a renovar a Academia. Principalmente no pós guerra, surgem novas necessidades de aprimoramento em combate, e sobre este quesito ele estava bem atualizado. Deu grande enfoque à atividades de adestramento em campo, à aptidão física dos cadetes e o reforço de valores militares.

Em 1927, O presidente do comitê olímpico norte-americano morreu repentinamente. MacArthur que era um grande incentivador dos desportos, foi nomeado para tal função. Além disso, tornou-se treinador da equipe de atletismo para os jogos de Amsterdã em 1928. No mesmo ano os EUA terminaram os jogos olímpicos em 1º lugar, quebraram 17 recordes Olímpicos e 07 recordes mundiais.  

No ano de 1937, General MacArthur passou para a reserva do Exército americano. Em 1941 o presidente Roosevelt convocou MacArthur para à ativa para chefiar as forças armadas no extremo oriente, especificamente nas Filipinas e bloquear o avanço japonês no pacífico. Diante dos ataques maciços dos japoneses, não conseguiu manter a posição nas ilhas. Recebeu a ordem do presidente Roosevelt para que se deslocasse para a Austrália que estava numa situação muito crítica também, sob a promessa de retornar às Filipinas. Os australianos temiam uma invasão japonesa, mas tiveram sucesso na contra o ataque anfíbio japonês na Baía de Milne. No final de 1944, cumprindo sua promessa, MacArthur retornou às Filipinas. Em 1945 ocorreu uma das batalhas mais sangrentas em Lúzon, iniciada com desembarque anfíbio no golfo de Lingayen, mais uma vez um ataque coordenado e com a presença do General MacArhur no front. O objetivo principal era a invasão ao Japão, mas com os bombardeios atômicos no final de 1945 em Hiroshima e Nagasaki a invasão não ocorreu. Os japoneses se renderam, a 2º GM estava terminada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (453.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com