TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Os Sofistas e a Educação

Por:   •  18/6/2017  •  Resenha  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Os Sofistas e a Educação

Unaí-MG

Setembro/2016

Os Sofistas e a Educação

Graduando em Administração de Empresas pela FACTU

RESUMO – O objetivo desse artigo é resumir a história de um grupo de mestres gregos que andavam nas cidades da Grécia levando o conhecimento a todos, novos métodos de ensinos, buscavam explicar o quanto é importante o conhecimento. Esse grupo se chamava Sofistas, eles acreditavam que um dos meios mais sofisticados da humanidade melhorar como um todo é a busca do saber, crescendo culturalmente.

Palavras-chave: Sofistas; Cultura; Humanidade.

INTRODUÇÃO

Há muitos anos, na Grécia antiga, existiam um grupo chamado Sofistas, esse grupo percorria de cidade em cidade levando ensinamento a todos que se disponibilizassem a pagar pelo ensinamento. Um dos assuntos mais abordados em seus ensinamentos era a Política, onde o intuito era iniciar o cidadão na vida pública. O termo Sofistas significava “sábios”, porém segundo a descrição de Aristóteles, sofistas acabou sendo sinônimo de “a sabedoria aparente, mas não real”, Aristóteles afirmava que os argumentos do grupo perante qualquer assunto eram de características de convencimento, persuasão e não a verdade propriamente dita. Geralmente, as pessoas que ouviam esses ensinamentos, ficavam maravilhadas com as técnicas adotadas para quebrar um debate.

OS SOFISTAS E A EDUCAÇÃO

Em meados do século IV na Grécia antiga, a educação começou a deixar de lado o conceito de que vinha de berço “herança de pai para filho”, e começou a caminhar para o lado de que o homem devia se educar melhor, procurar maior conhecimento satisfatório para que os ideais dos homens da Pólis se sobressaíssem, assim nasce a Paidéia, uma concepção que defende a formação do homem relacionado diretamente à cultura, educação formal, cidadania e ética. Detentores do título de fundadores da ciência da educação, eles levavam o saber para os cidadãos gregos.

A teoria principal dos sofistas era o “contra-argumento”, onde, segundo eles, qualquer tipo de argumentação poderia ser confrontada por outro argumento, mesmo que esse fosse faltoso com a verdade, pois o importante era vencer o embate.

Tendo Górgias como um dos primeiros integrantes, o grupo ensinava a arte de vencer, sendo isso feito de forma justa ou não, algo bastante explorado pelos críticos, pois no caso de injustiça ou mentira, a questão da moral era deixada de lado.

Uma das características do grupo era o relativismo, onde tudo podia ser mudado e defendiam que até a essência poda variar, e que não havia uma verdade absoluta, pois individualmente, cada um tinha sua própria verdade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com