TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Preciso Saber se Estou indo Bem

Por:   •  25/10/2019  •  Resenha  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Centro _____________

Curso: ____________

Disciplina: ____________

Aluna: ____________________

Prof. ________________  

OS 4 LADOS DO CRESCIMENTO

Reflexão para entender a importância do feedback, pois se ninguém se importasse com o que fazemos, inspirado na obra do livro Preciso saber se estou indo bem!

Richard L. Williams, uma história sob a importância de dar e receber feedback, 2013.

A obra Preciso saber se estou indo bem foi publicada em 2005, com o título “Tell me how I’m doing”. Richard Williams, o autor, tem formação em psicologia social, organizacional e comunicações, doutorado em filosofia pela Oxford University. Conhecido internacionalmente como consultor de negócios e já acompanhou umas seis mil oficinas, para milhares de executivos.

O livro revela as vertentes a serem consideradas para o meio profissional e pessoal, auxiliando na obtenção da eficácia em aplicar e receber feedbacks. Através das ideias do autor, o feedback possui uma ação mais simples, permitindo a emissão e recepção de ideias e opiniões, sendo hoje uma forma educada de dialogar e estreitar relacionamentos, visto que há quatro tipos de feedback sendo o positivo, corretivo, ofensivo e insignificante, ensinando quando usar os dois primeiros e como evitar os outros

O livro é fácil de entender, apresenta concisão nas ideias com uma linguagem adequada para absorção da mensagem a ser transmitida, possui uma leitura interativa levando o leitor a fazer reflexão sobre o dia a dia, possui ainda uma característica educativa.

O livro apresenta a importância sobre a aplicação do feedback, este método vale para estreitar relacionamentos na vida pessoal e na profissional, quando aplicado de forma assertiva traz grandes ganhos, já aplicado de forma errônea o resultado é enorme também, porém, de forma negativa, tais como perda e descrédito. Gosto muito do método one-on-one (um a um), por ser um método mais rápido para tratar problemas pontuais.

Dentro dessa obra o autor cita os feedbacks relevantes, que são os positivos e corretivos, são muito impactantes para o crescimento e melhoria no processo de uma forma como um todo, já o ofensivo e insignificante gera um dano que pode levar ao insucesso, o ofensivo não constrói e gera no receptor raiva, a pessoa se sente diminuída a desestimulando ao crescimento o insignificante é aquele que podemos até definir como desnecessário.

Através de relatos do autor nesta obra, há pessoas que se sentem mais fortes quando apontam os erros de terceiros, geralmente o ser humano critica aquilo que detestam em si como forma de refúgio. Desenvolver a habilidade de direcionar, posicionar e receber feedbacks exige uma maturidade e conhecimento de mundo para validar a mensagem que deseja aplicar. O gestor deve possuir ou desenvolver a habilidade de comunicação assertiva para obter resultados satisfatórios.

O feedback é reconhecido por elevar o desenvolvimento, sendo uma ferramenta eficiente capaz de aumentar a produtividade e desenvolvimento do ser humano, aplicando como positivo e corretivo. Dentro de um lar, por exemplo, é necessário reconhecer que é preciso ouvir e pontuar o que não está correto para que ambos evoluam juntos, outra obra que ajuda assimilar a melhor forma de comunicação é o método da CNV (comunicação não violenta) auxilia na melhor forma de transmitir os sentimentos e entender o outro. Assim se aplica na área corporativa, para a empresa atingir as metas é preciso direcionar e ficar atento se o liderado está aberto a receber o feedback, que por muita vez, é necessário autoconhecimento e maturidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com