TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre “Rede de Cooperação Produtiva Uma Estratégia”

Por:   •  9/11/2018  •  Resenha  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha sobre “Rede de Cooperação Produtiva Uma estratégia”;

Hoje no atual ambiente das organizações, há a necessidade as empresas atuarem de forma conjunta e associada, de forma a contribuírem com o desenvolvimento empresarial, associação, na troca e na ajuda mútua, com o objetivo de crescimento e competividade no mercado.

Com o crescimento da internacionalização, houve a intensificação da necessidade da reorganização de fatores produtivos e modos de gestão empresarial, a fim de contabilizar e organizar padrões de qualidade e produtividade.

Com isso, várias organizações adotaram formas da sua gestão para adequar seus processos as exigências mundiais.

A tecnologia também teve papel importante nisso, condicionando a adoção de novas estratégias e dentre essas estratégias, houve a formação de redes entre empresas, que visava garantir a sobrevivência e competividade, principalmente das pequenas e médias empresas.

Outro ponto, é que as formas de relações intra e inter empresas, vem se solidificando no processo de reestruturação industrial, o que levou a reformulação das grandes empresas. E estas mudanças vieram para alterar a forma de produzir, administrar e nas relações entre empresas, trabalhadores e instituições. Estas relações também vêm para reduzir os custos de transação para as empresas e custos de produção.

A rede de cooperação oferece a possibilidade dispor tecnologias, reduzir custos de transações, aumentar a eficiência econômica e competividade.

A colaboração é o processo em qual diferentes partes, vendo diferentes visões de um problema, podem se ajudar de forma interativa. Esta colaboração acontece quando há a participação dos stakeholders, que possuem domínio do problema e se envolvem nesse processo interativo, visando agir e decidir questões relacionadas com o problema.

Há temas importantes como a Dependência de Recurso, Microeconomia, Administração Estratégica e Ecologia Social, que visam identificar as precondições para colaborações; e outros como Política, economia institucional, institucional e negociação que explicam sobre os processos de colaboração e afinidades entre dirigentes e seus ambientes.

E um ponto importante a citar, é que duas empresas que disputam o mesmo mercado e que possuem os mesmos ganhos, podem dividir o mercado, utilizando a estratégia de rede de cooperação, sendo leais, tendo compromisso, dessa forma reduzindo o risco.

Existem um grande número de tipos de alianças estratégicas entre empresas grandes, médias e pequenas, que tem como objetivo atacar mercados precisos devido a concorrência que se encontra em desvantagem.

Dentre as alianças podemos citar:

- Multi-Organizacionais de serviços, ao qual as empresas têm necessidade similar e se juntam para criar uma nova entidade que venha atender a necessidade de todas;

 - Oportunísticas, nessa aliança, as organizações veem uma oportunidade para terem alguma vantagem competitiva imediata e se unem para formar um novo negócio ou ampliação de um negócio já existente;

- De parceria (envolvendo fornecedores, consumidores e funcionários), nesse tipo de aliança, há o envolvimento de todos, incluindo os stakeholders, visando a criação de valor ao qual a organização precisa.

As redes de empresas surgiram inicialmente com o objetivo de reduzir riscos e incertezas, realizando o a organização de sua atividade econômica a partir coordenação e cooperação entre empresas. Porém cada empresa que coopera na rede é responsável pelo seu próprio desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com