TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Tarefa de Linguística Aplicada

Por:   •  20/3/2021  •  Resenha  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

Tarefa de Linguística Aplicada

A pesquisa divulgada no artigo produzido por Menezes; Silva; Gomes (2009) busca traçar um panorama histórico da Linguística Aplicada nos últimos sessenta anos, isto é, desde que surgiu, em meados dos anos 40, até os dias atuais. Os autores ressaltam as contribuições científicas da área para o campo do saber, e também, os desafios epistemológicos enfrentados para sua compreensão e consolidação enquanto disciplina acadêmica, em virtude de seu caráter completamente mutável e transdiciplinar.

  Inicialmente, os primeiros desafios do campo dizem respeito à necessidade de se distinguir dos estudos da Linguística que, na época, se debruçavam perante abordagens formalistas e estruturais, ligados ao campo da “Linguística dura” (semântica, morfologia, sintaxe, entre outras). Nesta conjuntura, a Linguística Aplicada (doravante LA) se volta aos estudos das questões da línguagem e sua relação com os contextos práticos, ou seja, a relação da língua e os falantes, questões de aprendizagem e ensino de língua, aquisição de linguagem e outros aspectos relacionados.

 Segundo o artigo, a linguagem para os estudiosos desse novo campo de conhecimento, passa a ser vista como prática social. Essa nova pespectiva para o estudo da linguagem abre caminhos para diferentes paradigmas e novas concepções metodológicas, conferindo à LA a característica multidisciplinar. O leque de possibilidade e contextos de uso da línguagem abre novos caminho para a LA, que passa a dialogar com diversas disciplinas do campo científico, rompendo com a vsão rigorosa e tradicional de investigação científíca do passado.

Com as constantes mudanças sociais e culturais e com o rápido avanço da globalização, a língua assume diferentes molduras, logo a LA passa a se preocupar com diferentes temas para além da sala de aula e das abordagens pedagógicas. Segundo Menezes; Silva; Gomes (2009) a LA é um campo aberto e altamente mutável, visto que seu objeto de pesquisa também é vivo e assume diferentes contornos ao longo do tempo, isso explica a variabilidade de temas que surgem em seus períodicos em diferentes épocas.

Outro tópico importante trazidos pelo artigo é o nítido “abrandamento”de fronteiras entre estudos ditos da Linguística e os da Linguística Aplicada, que causa uma ligeira confusão quanto a diferença de seus estudos. Se no passado os estudos da linguística se interessavam pela língua enquanto sistema abstrato, com as mudanças ocorridas no mundo, os paradigmas tomaram novos rumos, isso acontece em virtude das demandas da atualidade, como exemplo, nota-se no fortalicimento das áreas de Análise do Discurso e da Sociolinguística, ambas se interessam pela língua como prática social, assim como a LA. Nesse contexto multidisciplinar, essas duas áreas do conhecimento se atravessam e passam a utilizar diversos arcabouços teóricos de variados campos do conhecimento. Por esta razão, para Menezes;Silva;Gomes (2009) conceituar alguns estudos no campo da Linguística ou da Liguística Aplicada passa a ser mera questão ideológica ou de afinidade profissional, visto que as fronteiras entre as duas disciplinas passam a se cruzar.  

Ainda conforme a opinião dos autores, essa quebra de fronteiras é a prova de que os estudos linguísticos estão em constante evolução e desenvolvimento, demonstrando sua relevância científica e suas contribuições para a sociedade.

Análise de revistas e conexão com o artigo:

O artigo apresentado justifica a variabilidade de temas da LA devido ao caráter vivo de seu objeto, isto é, a linguagem em uso real, para comprovar esta justificativa os pesquisadores realizam uma análise de diferentes períodicos, nacionais e internacionais, para apontar os diferentes temas tratados pela Linguística Aplicada no período de 2001 a 2009.

Muitos temas são encontrados nas análises, alguns mais frequentes, como é o caso do ensino e da aprendizagem de língua estrangeira e materna, bem como a formação de professores. No entanto, outros temas emergem, como é o caso de ensino permeado por teconologia, a questão do letramento com ênfase e pespectivas críticas, entre outros.

Ainda que o artigo esteja atrelado a questões recentes, sua divulgação ocorre em 2009, assim, com o objetivo de notar possíveis mudanças no cenário da LA, realizei uma pesquisa em periódicos nacionais, das principais revistas de divulgação de trabalhos da Linguística Aplicada, levando em consideração as publicações de 2010 a 2021. Para isso, analisou-se cada edição utilizando, como no trabalho de Menezes; Silva; Gomes (2009), a técnica de scanning de resumos dos trabalhos publicados, como também a observação das palavras-chaves, com intenção de categorizar os temas mais recorrentes nas publicações atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com