TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Técnico de Qualidade

Por:   •  19/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Esta atividade irá tratar de uma resenha do vídeo aula 1 - O Papel Da Qualidade e sua Importância Estratégica Nas Organizações. Será tratado sobre a importância da qualidade, o mercado de trabalho para o técnico da qualidade, em quais setor ele pode trabalhar, quais cargos e em quais ramos.

Contextualização com o mercado e perfil profissional:

O técnico de qualidade pode atuar na área da qualidade, para criar manuais, relatórios e procedimentos internos, instruções de trabalho e realizar a implementação. O técnico de qualidade, também participa de auditorias internas e externas, para verificar a eficácia do sistema de gestão e possíveis não conformidades.

Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade:

O técnico de qualidade pode atuar em diversas áreas, como, setor de comercio, industrias, prestadores de serviços, hospitais, mercados ou empresa de qualquer ramo que tenha queira implementar a qualidade em seu sistema operacional.

O Técnico de qualidade pode atuar como, auditor da qualidade, realizando auditorias internas, auxiliar da qualidade, auxiliando os seus superiores com as normas, procedimentos, verificando possíveis reclamações de clientes.

Inspetor da qualidade, inspecionando o processo de produção, e verificando se os resultados da produção estão conformes ou não conformes.

Assistente da qualidade, ele atuará acompanhando os resultados e participando das reuniões de melhorias.

Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos:

Realiza auditorias internas e externas;

Realiza pesquisa de satisfação de clientes;

Elaboras os indicadores de qualidade;

Atualiza documentos da qualidade;

Reuniões de melhorias;

Realiza treinamentos internos para capacitação das equipes;

Registra reclamações;

O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações:

A qualidade é importante para todas as empresas, a empresa que tem a qualidade implementada tem a melhoria continua de seus processos.

Com a qualidade implementada, a produção se torna mais eficiente, assim, a empresa reduz custos com o desperdício e retrabalhos, e tem produtos com mais qualidades. E garantia da satisfação do cliente.

Cases de sistemas da qualidade

A empresa Usinagem Vertice, obtive a certificação da ISO TS 16949 por exigências de seus clientes, no início da certificação foi difícil para a empresa, pois os seus funcionários foram resistentes as mudanças dos processos. Porém os benefícios foram logo percebidos quando implementado o 5s, o fluxo entre setores e processo ficou de fácil entendimento quando foram documentados em seu manual da qualidade e em procedimentos.

Metodologia e histórico da Qualidade:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com