TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Técnico em Qualidade

Por:   •  30/7/2022  •  Resenha  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 6

Resenha Técnico em Qualidade

O vídeo assistido traz informações importantes a respeito do profissional técnico em qualidade, esclarece dúvidas quanto ao mercado de trabalho, atuação e atividades desse profissional, cargos entre outros. Também apresenta a importância da qualidade no mercado competitivo do século XXI.

  • Contextualização com o mercado e perfil profissional:

O técnico em qualidade pode atuar em diversas áreas, entre elas podemos citar: área da saúde, setor automobilístico, comércio, indústrias, bancos...

O profissional técnico passa a ter um olhar de excelência dentro dos processos, estando apto para elaborar e executar auditorias internas da qualidade, acompanhar auditorias externas, trabalhar na inspeção, registrar o controle da qualidade, elaborar relatórios de processos e propor ações corretivas e preventivas.

Dentro do perfil desse profissional destacamos algumas características essenciais.

  • Comunicação: Trabalhando no setor da qualidade é inevitável o contato com outros setores. Por isso, a capacidade de se comunicar é uma habilidade muito importante.
  • Liderança: Muitas atividades realizadas por esse colaborador, envolve falhas nas atividades de outros colegas de trabalho. O técnico em qualidade precisa manter a liderança, sabendo lidar com os conflitos e saber se posicionar de forma a não prejudicar ou envergonhar nenhum colaborador (pelo contrário, tentar convencer aquele colega em aprimorar sua tarefa minimizando os erros e maximizando os melhores resultados).
  • Flexibilidade: Na busca pela qualidade, o profissional deve estar aberto a novas ideias, testar novas técnicas para benefício da qualidade da empresa.

  • Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área da qualidade.

O técnico em qualidade pode ocupar os seguintes cargos dentro do mercado de trabalho: Auditor da qualidade, Inspetor da qualidade, Assistente da qualidade.

Na prática, esse profissional tem uma gama de atribuições que lhe proporcionam diversas oportunidades no mercado de trabalho.

Todas as tarefas bem executadas, resultam na melhoria da organização como um todo, por isso a visão de excelência desse profissional é de grande valia, pois a obtenção de certificados de qualidade, garante uma ótima reputação para a a empresa.

  • Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos.

Como já citado acima, o profissional da qualidade pode atuar em diversas áreas, o vídeo apresentou alguns segmentos e a atuação desse profissional.

  • Empresa de tintas: o profissional pode atuar no laboratório analisando as amostras da tinta, para averiguar as quantidades de cada componente, relatando os excessos e a falta de algum deles em um relatório para retornar ao setor de engenharia para verificação e correção do mesmo. Tudo isso para entregar um produto de qualidade para meu cliente.
  • Vestuário: o profissional pode atuar na inspeção das peças, verificando possíveis erros, defeitos. Pode levantar possíveis problemas, apresentar soluções para melhorar o processo num todo.
  • Indústria: Um setor com uma gama de área para se atuar, entre elas: Laboratório (verificação de amostras), inspeção, auditorias, busca de certificação ou manutenção do mesmo.
  • Contabilidade: O profissional pode elaborar uma gestão da qualidade para minimizar tempo, aumentar a produtividade, organizar documentos importantes.

Podemos então afirmar que a qualidade está inserida em todas as áreas do mercado de trabalho, não somente dentro de indústria. Hoje existe um mercado bastante competitivo, onde a busca pela qualidade é um detalhe imprescindível.

  • O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações

A implantação da qualidade em uma empresa hoje, acarreta vantagens significativas, colocando a empresa no mercado competitivo de forma a obter sucesso.

Qualidade não é apenas um setor da empresa, é um todo. Existe um público estratégico o qual queremos atingir, mas para apresentar um produto/serviço especifico de qualidade para esse público é necessário o envolvimento de todos.

Quando digo todos estou me referindo literalmente a todos os envolvidos de forma direta ou indireta no processos: Os colaboradores ( que trabalham de forma excelente para entregar o produto/serviço em tempo hábil e de forma a satisfazer o público alvo), Clientes (que necessitam do nosso produto e possuo o poder de escolha, por isso a qualidade é um quesito importante), Fornecedores (são parceiros, entregam as matérias primas, as ferramentas, se houver atraso ou falta de parceria dos mesmos, pode comprometer todo o meu processo), Investidores/donos (melhor qualidade, melhor lucratividade, uma visibilidade melhor, destaque da empresa), Governo ( Impostos), Sociedade/Meio ambiente ( hoje uma empresa que não se preocupa com o que se passa a sua volta, é uma empresa alienada no mercado, pois a preocupação e a mentalidade verde é algo importantíssimo quando se fala em competitividade no mercado).

Existem várias vantagens na certificação em qualidade, entre elas estão:

  • Aumento na satisfação do cliente;
  • Evitas erros e desperdícios;
  • Garante a qualidade dos produtos;
  • Cria uma cultura de melhoria contínua;
  • Confere confiabilidade;
  • Torna uma empresa mais competitiva.

  • Cases de sistemas da qualidade

O sucesso de uma organização depende de vários fatores e certamente de várias pessoas envolvidas no processo, cada qual contribui do seu modo e no final o resultado é surpreendente.

O vídeo apresenta 3 casos de empresas que implantaram a ISO 9001 com sucesso.

  • Fábrica de móveis: 180 funcionários, implantaram e teve êxito, melhor lucratividade, menos desperdícios, capacitação dos colaboradores. Uma entrega de produtos com as especificações do cliente de forma satisfatória.
  • Usinagem: 25 funcionários, com a implantação se teve uma expansão da qualidade das peças, uma redução dos erros, uma capacitação da liderança aos funcionários de forma abrangente.
  • Entregas de Software: Com a implantação teve uma melhoria significativa, com melhor detalhamento, capacitação dos funcionários. Aumento na qualidade dos serviços/produtos.

  • Metodologias e histórico da qualidade

Podemos dizer que a história da qualidade começou a Revolução Industrial e a disseminação da produção em série. A primeira e a segunda guerra mundial também contribuíram para o surgimento da qualidade que conhecemos hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com