TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Artigo: A Evolução de Processo Decisório

Por:   •  12/9/2018  •  Resenha  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

A tomada de decisão é uma atividade que exercemos diariamente e a todo momento. Com a evolução mundial tudo ficou mais complexo, tornando assim a nossa tomada de decisão mais complexa também, tanto na vida pessoal quanto no ambiente de trabalho.

As empresas vem buscando novas formas para tomar suas decisões devido as mudanças que vem acontecendo, sempre visando se tornar mais competitiva no mercado e evitando tomar decisões de forma equivocada ou que possam não dar o resultado esperado, para isso estão sendo criados programas e sistemas que podem auxiliar nas tomadas de decisão.

Antigamente para o processo de tomada de decisão o homem procurava se basear em suas crenças, buscando o auxilio de divindades, pessoas com “poderes místicos” e futuramente buscando o auxilio em Cristo, Maomé, Buda entre outros. Atualmente o homem ainda se baseia em sua religião para tomar suas decisões porem outros fatores que sempre influenciaram nas tomadas de decisões vem sendo percebido e mais estudados para o processo.

As empresas estão vendo hoje que o processo de tomada de decisão é muito mais complexo que antigamente, hoje é visto que toda decisão envolve o sentimento dos funcionários, e com isso o bom desenvolvimento das atividades dos mesmos, cultura de cada lugar, ética, quantidade de informações coletadas para a decisão a ser tomada, entre outra, e como a tomada de decisão dos gestores influencia diretamente na lucratividade que é o real interesse das empresas o processo de tomada de decisão deve ser feito da melhor maneira possível, visando sempre afetar positivamente o sentimento dos funcionários, para que os mesmos possam dar o melhor de si e fazer com que a empresa obtenha lucros.

O processo de tomada de decisão envolve várias etapas que devem ser analisadas para que seja tomada a melhor decisão possível, e essas etapas são: analise e identificação da situação, desenvolvimento de alternativas, comparação entre as alternativas, classificação dos riscos de cada alternativa, escolher a melhor alternativa dentre as verificações anteriores, execução e avaliação dos resultados.

Hoje em dia existem sistemas que auxiliam na tomada de decisão, como dito anteriormente é necessário ter informações para tomar a melhor decisão possível e isso pode ser auxiliado por um software, no entanto nem tudo é feito por programas, então o gestor deve ser inteligente e capacitado o bastante para analisar os dados fornecidos por esses programas, seguir as etapas do processo de tomada de decisão e só então prosseguir com seu processo decisório.

Como pudemos ver, o processo decisório vem evoluindo com o tempo, as informações e os estudos, e vimos que atualmente muitos fatores influenciam no processo de tomada de decisão, por isso é necessário saber colocar na balança e equilibrar da melhor maneira possível, procurando trazer bons resultados para todos os envolvidos, como gestores, funcionários, clientes, fornecedores, população e outras pessoas que podem estar ligadas a empresa, proporcionando assim uma boa relação com todos e buscando sempre a melhor lucratividade para as empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com