TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Capítulo 10 - Continuação do Serialismo

Por:   •  13/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Luciano Carvalho da Silva

Resenha do Capítulo 10 - Continuação do Serialismo

Neste capítulo mostra que o serialismo seria a alternativa ou contrapeso para o mundo, mas com a morte de compositores com Webern e Berg parecia que o método tinha perdido o ímpeto, alguns alunos menos talentosos adotaram o serialismo.

O serialimo sofre uma disseminação, pois o método originado em Viena daria frutos na França e no Estados Unidos, com a expansão nazista na Europa fez com que levasse Schoenberg e seus alunos a morarem nos Estados Unidos onde Schoenber daria aulas na Universidade da Cálifornia.

Após a segunda grande guerra surge o desejo de começar novamente com isto tem a renovção do interesse pelo serialismo, na Alemanha pode se sentir com muita intensidade isto no Instituto Kranichstein.

As obras tardias de Weberg se torna o ponto de partida para Stockhausen e Boulez onde não estariam contaminados pela decadência romântica de Schoenberg e Berg.

Há um companheirismo entre Boulez e Cage pois ambos ultilizavam a mesma forma para explicar as suas estruturas rítmicas onde eles usavam tabelas numéricas para isto, mas ao mesmo tempo eram opostos pois Cage tentava suprimir a infiltração de sua personalidade, já Boulez tentava suprimir o passado para que uma nova linguagem pudesse se desenvolver.

O lado positivo do serialismo para Stockhausem é que a em qualquer aspecto o som pode ser transformado, ele ultilizou em sua óbra uma escala de andamentos serial que foi composta para três orquestras que ficavam dispostas em lugares diferentes do auditório.

Stravinsky começa a ultilizar o serialismo por volta dos anos 50 isto fez com que seus adimiradores ficassem chocados pois no periodo entre guerras ele havia sido considerado rival do serialita Shoenberg.

Boulez procura se libertar do rigor serial integral das Structures la, onde ele diz que precisavamos ir alem da condição de linguas e voltar a se preocupar com osproblemas estéticos.

Neste capitulo vimos alguns dos pricipais compositores do serialismo e também pudemos ver a evolução de cada um deles e a evolução do serialismo em suas obras.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com