TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Ponto de Mutação

Por:   •  25/6/2017  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Filme: O Ponto de Mutação 

O filme apresenta um dialogo entre três personagens são eles: uma cientista, um político e um poeta, com pensamentos e crenças diferentes, mas aparentemente abertos à novas idéias.  A trama se passa dentro de uma castelo e os personagens começam a expressar suas opiniões após ver o funcionamento de um relógio, e assim avaliar o modo que cada um vê o mundo em que eles vivem, no caso a uma visão de mundo como se fosse uma máquina.

A cientista que teve seu trabalho de pesquisa usada na guerra passa pensar em como usaram todo o conhecimento que ela desenvolveu. A ciência para ela está em constante evolução e o desejo dela é que todos entendam que tudo está ligado de alguma forma ressaltando sua visão de mundo, e fazendo uma crítica em como o político vê o mundo baseado em Descartes, como um grande relógio, uma engrenagem.  

O político demonstra pensar de forma mecânica, mas analisando os argumentos da cientista e do poeta. Pensando no lado estratégico que um político poderia ter, ele usa a ciência e o conhecimento a favor do governo da mesma forma que a pesquisa da cientista foi usada na guerra. A política faz da sociedade uma massa de manobra do governo, sempre pensado no bem estar do governo. Por exemplo, o político defende as novas tecnologias que surgiram na medicina, com custos altos procurando solução para problemas que poderiam ser evitados com uma alimentação saudável. Isso só mostra o quão interligado os problemas estão e o pensamento do político sobre ciência acaba sendo vago por pensar em pontos separados e independentes e não de forma interligada. Ao fim de sua conversa com a cientista e o poeta ele entende que a natureza não é uma máquina e que tudo está realmente interligado, o mesmo começa a pensar como essa visão de mundo pode ser aplicada na política.

Por fim, analisando o ponto de vista do poeta temos um olhar mais filosófico de toda a situação, vendo a ciência como algo sem verdades absolutas, algo realmente relativo deixando margem para diversas visões de mundo, onde todos podem ter uma visão diferente e ter seus argumentos que podem ou não comprovar o certo. Afinal o conhecimento científico é isso teses, teorias e hipóteses, estudadas com seus argumentos e fontes de tal forma que possa comprovar toda uma teoria, isso faz com que outras pessoas possam ler e analisar sobre outro ponto de vista e comprovar se determinada teoria é ou não verdadeira, mas mesmo alguém comprovando determinada teoria isso não faz dela uma verdade absoluta.  Pois o conhecimento científico é relativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com