TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme o Senhor das Moscas

Por:   •  6/6/2020  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

O Senhor das Moscas

Book, Peter. O Senhor das Moscas,1990.

Resumo:

O filme relata a história de um grupo de crianças, cadetes militares americanos, que após terem sofrido um acidente de avião ficam presos numa ilha deserta. Nos primeiros dias após o acidente eles não se dão conta do que realmente estão vivenciando e continuam agindo como crianças, mas passado mais alguns dias, impulsionados pelo espírito de sobrevivência eles começam a seguir um sistema organizacional. Surge o primeiro líder no grupo, Ralph, que tinha boas intenções. Ralph queria que as crianças permanecessem unidas e alimentava a esperança de serem vistos e resgatados. Sob a liderança de Ralph as crianças passam a seguir regras e fazem uma distribuição de tarefas, visando manter uma boa convivência e garantir a sobrevivência. No decorrer dos dias começa a haver divergências de opiniões no grupo, surgindo então um segundo líder, chamado Jack. Ele tinha como algumas de suas características a arrogância e o pessimismo. Jack já havia perdido a esperança de ser resgatado. O fato dele ser mais violento acaba gerando medo nas crianças e faz com que quase todos sejam seu seguidor, surgindo assim a divisão do grupo.Com o passar do tempo Jack vai caindo na irracionalidade, adota alguns rituais como o de pintar os rosto e torna-se cada vez mais agressivo causando a morte duas crianças e tenta matar Jack numa perseguição junto com as demais crianças. Jack é salvo ao esbarrar em um oficial do exército que chega na ilha para resgatar as crianças.

Critica:

Ao chegar na ilha as crianças unidas pela esperança de sobreviver agem conforme os conhecimentos adquiridos da sociedade colocando em prática a liderança e a divisão de tarefas como forma de organização. Conhecimentos que Marilena Chauí em seu texto A Cultura denomina de Lei humana, um imperativo social que organiza toda vida dos indivíduos e da comunidade determinando como são criados os costumes, como fundam as instituições sociais (religião, família, formas de trabalho, guerra e paz, distribuição das tarefas formas do poder, etc.).

Com o passar do tempo as crianças foram deixando de lado os padrões comportamentais estabelecidos pela sociedade e passaram a agir com certa irracionalidade interrompendo seu processo de socialização. Sobre este fato o autor do livro O que é a Realidade no capítulo: Aprendizagem da Realidade. Afirma que o processo de aprendizagem da realidade, denominado de socialização só é produzido socialmente, ou seja, para isso seja possível é necessário que o ser humano esteja em contato com sua família, durante o período da socialização primária e com a escola na socialização secundária. Como as crianças haviam perdido esse contato, muitos passaram a adotar comportamentos “selvagens”.

O filme demonstra crianças com características diferentes, umas são mais frágeis e sensíveis, outras mais decididas, competitivas e más. Mostrando os diversos comportamentos decorrentes da índole de cada um. Sobre a índole dos seres humanos Marilene Chauí no texto A Cultura define Natureza como sendo substância (matéria e forma dos seres). Definindo natureza como o conjunto de qualidades, propriedades e atributos que a definem, é o seu caráter ou sua índole inata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com