TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme: 13ª Emenda

Por:   •  23/5/2018  •  Monografia  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Faculdade Doctum de João Monlevade

Disciplina: Língua Portuguesa Instrumental

Período: 1º

Professora: Walquíria Angélica dos Santos

Curso: Tecnologia em Gestão de RH

Assunto: Resenha Critica - Racismo

Semestre: 1º

Nome: Hércules Aparecido Teixeira

Nº: 180500031

NOTA

Turma: 47

Turno: Noite

Data:  21/03/2018

     A 13ª Emenda (13th), cujo conteúdo é baseado em “um olhar profundo sobre o sistema prisional nos Estados Unidos e como ele revela a história de desigualdade racial do país”. O documentário conta com comentários de grandes especialistas no assunto.

     Esta emenda torna inconstitucional alguém ser mantido como escravo, há exceções, incluindo os criminosos. Essa brecha na 13ª Emeda logo ela foi usada como uma ferramenta para restaurar o sistema econômico sulista após a Guerra Civil, os negros eram presos por motivos banais como ociosidade ou vagabundagem. Também foi imediatamente explorada para a rápida criação do mito da criminalidade negra (algo que foi fortemente enraizado pelo filme O Nascimento de uma Nação), fazendo assim que a população os tratasse como animais que precisam ser controlados, e como consequência ocorreu a explosão carcerária. Os Estados Unidos ocupam cinco por cento da população mundial, e vinte e cinco por cento dos detentos do mundo, com uma população carcerária de 2,3 milhões de pessoas.

     O documentário conta com imagens do atual presidente norte-americano, Donald Trump, falando sobre o caso de cinco jovem que foram condenados pelo espancamento e estrupo brutal de uma corredora no Central Pak, no qual provas posteriores os inocentaram. O caso acabou fazendo com que Trump publicasse em um jornal o seu pedido para que o estado “trouxesse de volta a pena de morte”. E esse documentário também destaca comentários polêmicos de Hillary Clinton sobre os tais “superpredadores”.

     Uma das partes mais comoventes apresenta cenas de mulheres e homens negros sendo mortos pela polícia, uma cena bem famosa mostra policiais atacando os negros com mangueiras de água de alta pressão e cães policias nos protestos do movimento dos direitos civis.

     Apesar do documentário se tratar de acontecimentos de mais de 150 anos, ele é um documentário extremamente atual. No qual os acontecimentos que a sociedade atual vive pode ser encaixa nos parâmetros ao qual esse filme aborda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com