TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento. 

1. Introdução: Empregos verdes é seguir rumo ao trabalho decente em um mundo sustentável, com baixas emissões de carbono define os empregos verdes “postos de trabalhos nos setores da agricultura, indústria, construção civil, instalação e manutenção, bem como em atividades científicas, técnicas, administrativas e de serviços que contribuem substancialmente para a preservação ou restauração da qualidade ambiental.

2. Desenvolvimento: Mediante ao estudo realizado junto ao material disponibilizado podemos verificar a importância e o crescimento dos empregos verdes em âmbito mundial, e identifico que o Brasil está no processo de crescimento buscando o melhor tratamento para emissão de gases e geração de resíduos, e entendi que emprego verde é muito mais do que garantir uma melhor sustentabilidade e sim ter um trabalho decente que deverá ter suas garantias trabalhistas e não de informalmente como acontece com o catadores de latinhas por exemplo que contribuem para o meio ambiente, mas não tem seus direitos trabalhista garantido.

Posso identificar os empregos verdes em meu cotidiano tais como: os motoristas de ônibus e operador de metrô as duas funções têm a como objetivo transportar o maior número de pessoas minimizando maior veiculação de veículos e diminuindo a emissão de gases, operadores de tele atendimento ao evitar deslocamento de clientes contribui para a sustentabilidade, mecânico de automóveis realizam manutenção nos veículos para evitar danos ao meio ambiente, técnico de tratamento de água realiza o tratamento da água assim como esgoto evitando maior impacto ao meio ambiente, analista de sustentabilidade este cargo tem como objetivo verificar o processo da empresa e buscar melhorias e novas oportunidades para o melhor destino de seus resíduos e gases emitidos.

3. Considerações Finais: No estudo realizado para esta atividade identifiquei que o emprego verde é uma realidade em nosso cotidiano e as vezes nem temos ciência disso e que é de extrema importância o tema sustentabilidade, pois o meio ambiente nos devolve o que jogamos nele e desta forma devemos nos conscientizar e debatermos alternativas para o melhor tratamento de resíduos e emissão de gases. E como falou Paulo Sérgio Muçouçah, coordenador do Programa de Trabalho Decente e Empregos do escritório brasileiro da Organização Internacional do Trabalho (OIT): “Qualquer ocupação que possa ter um impacto positivo em termos de reduzir emissões de carbono e impactos ambientais pode ser considerada um emprego verde”.

4. Referências Bibliográficas:

http://www.oitbrasil.org.br/sites/default/files/topic/green_job/pub/empregos_verdes_brasil_256.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=KAwfMFFyfhQ&spfreload=10

http://www.onu.org.br/economia-verde-cria-milhoes-de-empregos-no-brasil-e-no-mundo-afirma-estudo-da-oit/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com