TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo critico

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA

ROSILDA MARIA DE SANTANA FARIAS

UMA TEORIA DA SOCIEDADE BURGUESA

RESENHA CRÍTICA

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE

2016


ROSILDA MARIA DE SANTANA FARIAS

UMA TEORIA DA SOCIEDADE BURGUESA

RESENHA CRÍTICA

Prof. Vivian

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – PE

2016

UMA TEORIA DA SOCIEDADE BURGUESA

NETTO, José Paulo. O que é Marxismo. Coleção: Primeiros Passos: 148. 9. Ed. Editora Brasiliense, 2006.

        A teoria da sociedade burguês exposta na obra como um complexo sistemático de hipóteses verificáveis, que foram extraídas da análise histórica concreta, sobre a gênese, a constituição e o desenvolvimento da organização social. O autor deixou de expor que as obras Marxistas são fundamentadas sobre contexto sociopolítico com centralização na burguesia no intuito de intervir para o avanço da classe operaria.

Mesmo dando ênfase ao caráter revolucionário crítico da teoria marxiana o autor não se ateve a esclarecer se essas obras são baseadas exclusivamente a contextos de fatos constados. Pois para Marx esses fatos são tidos como sinais e índices de seus avanços e para que haja sentido aos seus processos.

As obras de Marx eram criticas, ricas em exigências e que relatavam a transformação vivida pela estrutura social. Formada não apenas pelo golpe suas obras foram proventos de longa maturação e responsáveis por longos anos da vida de Marx. Mesmo com interpretações precipitadas em algumas etapas de sua maturação o pensamento Marxista é lógico e foca a entender as formas da sociedade burguesa. Dirigente revolucionário, Marx sempre lutou pela classe operária européia.

A maturação de Marx se nota a partir da sua relação com o bloco cultural progressista. A evolução intelectual contribuiu para a superação de Marx ao se livrar de influências e a atrair para si um novo modo de pensar a que se tratava da sociedade. Sua reflexão resgata procedimentos, idéias, temas e categorias e o faz mais rigoroso. Ele também passou a submeter as seus trabalhos questões vistas como fundamentais como: a consciência social, produção social e organização sociocultural, ideologia e revolução.

Uma sociedade burguesa não vem apenas de um processo pluricelular e sim também de etapas prescindisses da história. Ao elaborar sua teoria da sociedade burguesa implicasse determinações de validez mais ampla.  Todavia, deixa de esclarecer a que modo Marx concebeu o homem como ser prático e social e, além disso, a forma que tomou a sociedade burguesa com um todo. Não apenas como um conjunto de parte que se integram, mas, um sistema dinâmico e contraditório de relações articuladas por uma estrutura que se implica e se aplica. Em Marx existia uma teoria sobre a sociedade burguesa que pouco se ver na ciências sociais especializadas. Tendo em vista que a teoria marxiana para concepções fator alistas da sociedade ou da história. Esses pontos do pensamento marxiano tem como método de pesquisa de Marx um procedimento que consiste em avançar a partir de fatos e sua relações com outros conjuntos de fatos desde que sejam de fundamentos iguais para um desenvolvimento interno capaz de construir o plano de pensamento de todo o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com