TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TDAH, O Papel do Professor na Inclusão

Por:   •  24/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  6.070 Palavras (25 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

EDICELMA APARECIDA RICORDI

[pic 13]

JUNTOS.COM

TDAH, O Papel do Professor na Inclusão.

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de pedagogo.

Orientado por: Profª. Tutora eletrônica: Monica Bossa dos Santos Schmid e Tutora de sala: Elaine de Paula Oliveira.                    

RICORDI, Edicelma Aparecida. Juntos.com: TDAH, o papel do professor na inclusão. Ano 2015. 25 páginas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, São José dos Pinhais, 2015.

RESUMO

O presente projeto de ensino tem como objetivo a inclusão de crianças portadoras de TDAH na instituição escolar. Visa defender a inclusão destes alunos independente de quais sejam suas necessidades. Levando a escola a entender a importância de adaptar o espaço existem na escola às necessidades dos alunos. Seu estudo esta focado nos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida, é caracterizado por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Segundo estudiosos sobre a inclusão è necessário que o profissional de educação perceba até as dificuldades mais ocultas de seus alunos ainda nos primeiros anos de escolaridade. Partindo desta visão este projeto visa identificar as características do aluno com TDAH, e algumas maneiras metodológicas de se trabalhar com eles em sala de aula, pois sabe se que é de responsabilidade da escola promover a inclusão do aluno com TDHA no ensino regular.

 

Palavras - chave: TDAH. Professor. Inclusão.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        05

2        Revisão Bibliográfica        06

2.1        INCLUSÃO        06

2.1.2 Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - TDAH        10

2.1.3 O Papel do Professor diante dos Alunos com Necessidades Educativas especiais - NEE        12

3. Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino        18

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS        24


INTRODUÇÃO

Ao longo dos anos do curso de Pedagogia foi possível observar em vários momentos durante algumas aulas, na produção de trabalhos interdisciplinares, observações realizadas em escolas a questão da inclusão no ensino regular. Os casos mais comuns encontrados em instituições de ensino são o das crianças portadoras de TDAH, que em sua maioria passam pelas instituições sem o diagnóstico, porém como observado nestes últimos anos e também após inúmeras discussões, as mesmas apresentam inúmeros sintomas, mas, são consideradas em sua grande maioria como crianças desinteressadas, sem educação etc. com a experiência de intervenção foi possível analisar mais de perto estes alunos. O que causou interesse, e levou a produção deste projeto. A pedagogia é rica em oportunidade de aprendizado, nos leva a observar a educação, o ensino propriamente dito com outros olhos, passar por experiências na sala de aula instiga o desejo de saber mais, de fazer mais, por isso a decisão de pesquisar a Inclusão o TDAH e o papel do Pedagogo “professor” diante desta realidade.

É de conhecimento de todos que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um dos mais freqüentes distúrbios que ocorrem em crianças. Porém ainda muito difícil de identificar, uma vez que os profissionais de educação não são preparados para reconhecer as características. Quando falamos de Hiperatividade, logo imaginamos uma criança que apresenta movimentos bruscos e inadequados, mudanças de humor e instabilidade afetiva, isso provém de uma deficiência neurobiológica de origem genética é um descontrole motor acentuado. São várias as formas de TDAH que com o tempo sofrem alterações difíceis de prever, elas afetam o comportamento das crianças na escola, em casa e em vários outros lugares, em alguns momentos acaba por prejudicar seu relacionamento com outras pessoas.

 Ao longo deste projeto pretende-se revelar através de discussões, e outros que é possível à inclusão de crianças com TDAH no ensino regular, e que quando o professor esta preparada ele consegue já de inicio avaliar as necessidades da criança e assim buscar maneiras diferentes e mais eficazes de ensinar aquele aluno e auxiliar na socialização com os colegas. É necessária uma reconstrução educacional que visa melhorias no processo educativo que reveja conceitos e modelos com o propósito de reorganizar o sistema educacional.

Busca-se, com este projeto, identificar algumas atividades que podem auxiliar no desenvolvimento do esquema corporal e até mental das crianças com TDAH.

Trabalhar com alunos de TDAH é um grande desafio para o nosso sistema de ensino. Baseando-se nisso, a pesquisa deste projeto pretende mostrar que cooperar com o fortalecimento das ações sociais voltadas para educação comum inclusiva, representa novas perspectivas no acesso e permanência da pessoa com necessidades especiais no âmbito escolar, proporcionando condições para que haja uma educação de qualidade para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.9 Kb)   pdf (222.5 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com