TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE GRUPO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  13/5/2022  •  Artigo  •  4.998 Palavras (20 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

[pic 2]

Licenciatura de Gestão de Recursos Humanos

Comportamento Organizacional

2.º ano/ 2.º semestre/ 2020-2021

Docente: Sílvia da Silva

Bem-estar e Stress

 no trabalho

 Lisboa, 18 de maio de 2020-2021

Elaborado por:

       Ana Catarina Oliveira nº 93940

Anika De Sousa nº 93535

Leonor Lopes nº 92950

Índice

1.Introdução-Ana Catarina Oliveira, nº93940…………………………………...………….p.3

2.Descrição do tema em articulação com o contexto do covid-19-Anika Sousa, nº93535.....p.4

3. Recolha de informação ………………………………………………………….……….p.6

3.1 Harvard Business Review-Leonor Lopes, nº92950……………………………………..p.6

3.2 Website-Anika Sousa, nº93535………………………………………………………….p.7

3.3 RH Magazine-Ana Catarina Oliveira, nº93940………………………………………….p.9

4: Recomendações para a GRH- Leonor Lopes, nº92950………………………….………p.10

5. Reflexão crítica-Todos os elementos o grupo ……………………………………...…...p.12

6. Referências bibliográficas- todos os elementos do grupo……………………………….p.14

7. Anexos…………………………………………………………………………………...p.16

7.1 Entrevista-Leonor Lopes, nº92950………………………………………………….….p.16

  1.  Introdução

O presente trabalho foi solicitado no âmbito da unidade curricular Comportamento Organizacional, lecionada pela Professora Doutora Sílvia Silva, integrada no plano curricular do segundo ano da licenciatura em Gestão de Recursos Humanos. Este estudo apresenta como principal objetivo fazer uma recolha de informação que permita fazer uma abordagem fiável e de boa qualidade acerca do “Bem-estar e Stress no trabalho”.

Inicialmente, foi realizada uma descrição do tema em articulação com o contexto relativo à Covid-19, uma vez que vivemos um período nefasto e difícil provocado pela pandemia mundial. Foi necessário adequar todos os meios de realização do trabalho a esta nova realidade, o que acaba por provocar novas mudanças no bem-estar e no stress provocado pelo trabalho e, por isso, é fulcral abordar esta evolução.

Após esta introdução e contextualização do tema, foi preciso recorrer a uma recolha de informação com um elevado grau de fiabilidade de modo a dar credibilidade ao trabalho desenvolvido e, por isso, recorreu-se à Harvard Business Review para a consulta do artigo “Beating Burnout” onde são abordados os efeitos negativos que o Stress no trabalho pode provocar aos indivíduos, de seguida foi escolhido um website onde é analisado um artigo relativo a um estudo sobre as consequências mais provocadas pelo stress no trabalho: excesso de atividades, conflito de interesses e valores e pessoas desorganizadas. Por último, recorreu-se a um artigo publicado na revista “RHmagazine” onde se relaciona o conflito trabalho-família com o ambiente organizacional.

De seguida, foram analisadas as implicações para GRH no tema analisado, uma vez que nas organizações é esta a área que mais influência tem sobre o trabalho dos colaboradores e, consequentemente, no seu bem-estar. É necessário serem implementadas novas medidas, como melhorias no sistema de comunicação da empresa, medidas essas em que GRH tem uma direta influência, e daí a importância de serem abordadas.

Por fim, foi realizada uma reflexão crítica com o objetivo de apresentar quais as maiores dificuldades que se foram revelando ao longo da realização deste estudo, tal como os pontos fortes e os pontos fracos que o presente trabalho apresenta.

2. Descrição do tema em articulação com o contexto Covid-19 no trabalho

É notório que estamos atualmente a passar por tempos de incerteza, desde que começou a pandemia da covid-19 no mundo inteiro e, por isso, as formas de trabalhar e de estar também mudaram desde então. A pandemia veio sublinhar o quão importante é o nosso bem-estar no trabalho e como regular o stress no trabalho.

O que é o stress? Podemos dizer que o stress é a forma como o nosso corpo responde a acontecimentos marcantes da nossa vida. O nível de stress varia de pessoa para pessoa, pois há pessoas que são mais emotivas que as outras. E segundo, Lazarus (1999) cada pessoa tem a sua forma de responder e gerir o stress.

De facto, o Stress manifesta-se de forma física, comportamental, emocional e cognitiva. É fundamental perceber o que está a causar este stress e interromper o ciclo, sobretudo quando se trata de Stress laboral.

O que é o bem-estar no trabalho? É um conjunto de práticas e elementos adotados para criar um ambiente de trabalho estável para o trabalhador. Quando a empresa demonstra preocupação pelos seus trabalhadores, isso faz com que os mesmos se sintam valorizados e tenham motivação para trabalhar.

O bem-estar no trabalho significa que há menos colaboradores a sofrerem de consequências do stress, que os níveis de absentismo baixam, e que há menos incidências de doenças ocupacionais.

Existem dois tipos de bem-estar, nomeadamente: o bem-estar eudemónico, que se refere ao bem-estar cujo foco está no significado da autorrealização, e define o bem-estar como o grau de satisfação que o indivíduo define a sua vida em geral; o bem-estar hedônico, que está associado a felicidade, e define o bem-estar como algo subjetivo, ou seja, cada um procura o seu prazer e tenta fugir do sofrimento de formas diferentes.

A propagação deste vírus exigiu várias mudanças na rotina de todo o mundo, tais como, passar a trabalhar em regime de teletrabalho, e isso talvez fez com que muitas pessoas passassem mais horas a trabalhar do que o normal. Algumas até passaram a trabalhar fora das horas normais do expediente.

Por outro lado, para aqueles que têm família, de certa forma, a responsabilidade familiar aumentou, pois, os familiares passaram a fazer todas as refeições em casa, as crianças precisavam do apoio dos pais para poderem assistir às aulas, entre outras demandas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (343 Kb)   docx (204 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com