TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Para estagio de fundamental

Por:   •  23/1/2023  •  Artigo  •  3.123 Palavras (13 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Sumário

INTRODUÇÃO        4

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

3        RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE        9

4        TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA BNCC        11

5        METOLOGIAS ATIVAS        13

6        PLANOS DE AULA FORMULAR PLANO DE AULA        13

7        Considerações finais        15

8        Referências        16


INTRODUÇÃO

No decorrer do trabalho abaixo você irá verificar a discussão de um artigo sobre o desenvolvimento das crianças de acordo com vários autores relacionados, assim uma breve explicação sobre o Plano Politico Pedagógico, o seu objetivo e maneiras de alcançar suas metas, e as maneiras de avaliar os alunos. Será apresentado temas para discussões contemporâneos para que os alunos se familiarizem com os temas de acordo com a sua realidade vivenciada.  Foi apresentado uma situação problema, escolhendo pelo aluno a metodolia e maneiras de aplica-la para a melhor eficácia. O plano de aula é uma forma do professor de organizar par alcançar os seus objetivos com cada turma trabalhada e observando também individualmente cada aluno e realizando suas avaliações. O estágio é uma maneira do formando de interagir e já conhece como é a realizado o trabalho do professor dentro da sala de aula e se aprofundando mais na área que escolheu.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

De acordo com o texto que foi apresentado por Pasqualini(2010), é uma amostra de resultados colhidos onde foi estudado o desenvolvimento infantil e o ensino na faixa etária de 0 à 6 anos de idade. A educação na década de 1990 trata-se de um estilo próprio na educação infantil, os pesquisadores citados no texto usaram dois eixos para esse estudo que são o binômio cuidar-educar e a perspectiva antiescolar, objetos fundamentais da pedagogia infantil.

Entende-se com essa teoria de acordo com alguns autores citados que a educação não deve ser iniciada para as crianças até 6 de idade, o professor das creches e pré escola deve apenas seguir as crianças, ensinar apenas a educação, modo de se expressar, de interagir, por isso é chamado de negação a educação.

Já outras opiniões de outros autores tem como concepção que o aprendizado infantil vem de acordo com desenvolvimento da psicologia história-cultural de cada indivíduo, é processo natural e espontânea sendo um uma fonte de ensino espontânea e naturalmente desenvolvido de acordo com as condições de vida e educação, e também de acordo com a interferência do adulto e a sociedade em qual ela é inserida é um fator importante para o seu desenvolvimento.

Na psicologia de acordo com Vigotski a história-cultural o educador não pode ser entendido como uma pessoa que apenas acompanha as crianças na educação infantil que apenas às segue, mas sim o papel do educador é aquele que junto com a criança faz que ela crie um desenvolvimento psíquico, através das atividades propostas e treinamentos de habilidades. Objetivo da educação infantil é preparar as crianças para à escola, sendo muito importante essa fase que se titula como primeira infância ou pré-escola e conforme Vigotski (1995):

“...postula que o desenvolvimento infantil constitui uma unidade dialética entre duas linhas genéticas – o desenvolvimento biológico e o cultural...”

Trata-se de uma única formação biológico-social da personalidade da criança, no processo biológico no ser humano tende-se a desenvolver o crescimento e maturidade e conforme vai se desenvolvendo já entra a questão do meio cultura onde vive para o desenvolvimento social.

Afirma-se que a importância da educação dos 0 à 6 anos de idade tem como sua tarefa principal é ensinar a pensar, sendo um proposito que não desenvolve naturalmente mas sim com o treinamento do pensar. Com as atividades propostas do professor o aluno deverá se desenvolver e apreender a organizar os seus pensamentos e também desenvolvimento psíquico da criança.

Assim as funções psicológicas que o educador pretende desenvolver no aluno de ser inseridas através dessas atividades direcionadas no objetivo do mesmo, mas não basta expor as crianças para esses estímulos se não for de uma forma organizada para que ela possa compreender o objetivo.  

Podemos concluir com esse estudo com a intervenção intencional e consciente do professor no ensinar, tende ajudar as crianças a cear no objetivo de garantir um patrimônio genético para a criança, colaborando e guiando o seu desenvolvimento psíquico da criança.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

Toda escola deve elaborar o seu projeto político pedagógico segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, apesar de ser um documento muito conhecido os professores e diretores ainda tem dúvidas como ele é criado.
O ppp é um documento onde consta todos os objetivo, metas da escola e como eles serão atingidos. O nome PPP pode ser dividido como:

  • Projeto: é o conjunto de propostas que deverão ser executadas em um determinado período.
  • Político: a escola tem o dever de criar cidadãos conscientes, para que possa opinar de forma críticas e responsáveis dentro da sociedade.
  • Pedagógico: são todos os projetos e atividades relacionadas a educação que serão usados no processo de ensino e aprendizado dentro da escola.

Com base nesses dados vemos como é importante deixar o PPP sempre atualizado e sempre que tiver alguma dúvida deve ser consultado, para garantir que as suas metas escolares sejam cumpridas dentro do prazo determinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (354.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com