TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Materiais de Construção

Por:   •  14/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 4

 U:VERSE

CENTRO UNIVERSITARIO

ENGENHARIA CIVIL – EGC03NA

PROFº KENNEDY

TRABALHO DE PESQUISA

JOÃO VICTOR DE ABREU RODRIGUES

Rio Branco - AC

2020

INTRODUÇÃO

     Nesse trabalho de pesquisa, abordaremos sobre os agregados naturais, britados, artificiais e reciclados. Esses têm papeis fundamentais na construção civil por apresentarem baixo custo, fácil aplicação e acesso. Mas antes de começar falando de cada agregados, precisamos falar o que é agregado. Os agregados, de forma geral, são grãos que não possuem tamanho e forma definidos que tem como finalidade compor argamassas e concretos.

  1. AGREGADOS NATURAIS

Como o nome já diz, são encontrados na natureza sob a forma definitiva de utilização: areia de rios, seixos rolados, cascalhos, pedregulhos e entre outros.

PROCESSO DE OBTENÇÃO DA AREIA DE RIOS – RIO TELES PIRES

Para a obtenção é necessário licença anual da Secretaria de Estado e Meio Ambiente, Departamento Nacional de Produção Mineral, Prefeitura municipal e Marinha. A mineradora responsável pela extração do Rio Teles Pires (Mata Grosso) é a Campagnolo, situada na MT 220 as margens do rio. A capacidade da mineradora é 1200m³/dia.

 A balsa que é usada para extração consegue retirar por vez 5,3m³/min. A balsa possuem dois tripulantes e possui dois motores de carreta, um dos motores tem a função de movimentar a embarcação e outro alimentar a bomba conhecida como Draga. Através da tubulação da Draga retira a areia depositada no fundo do rio numa profundidade máxima de  15 metros e depositada num reservatório da embarcação onde por um processo de decantação a areia fica no fundo e é separada da água. A areia é transportada para um depósito há uma distância de 150 metros da margem do rio. Este transporte é realizado pela tubulação alimentada pela mesma bomba que realizou a extração no fundo do rio, nessa etapa a água retorno a ser misturada na areia, isso é feito para que ocorra um processo de escoamento. Quanto ao tipo de areia o processo também é naturalmente separado pelas águas do rio teles pires:

• Areia fina é encontrada nas curvas do rio (0,075 a 0,42 mm)

• Areia grossa em águas lentas (1,2 a 2,4 mm)

           • Areia media água com correntezas (0,42 a 1,2 mm)

SEGUEM AS IMAGENS DOS PROCESSOS:[pic 1]

  1. AGREGADOS BRITADOS

     São agregados obtidos a partir de rochas compactas em uma jazida, pelo processo industrial da comunuição (fragmentação) controlada. A rocha é extraído da mina, os blocos são encaminhados ao britador para que sejam reduzidos a uma granulometria conveniente para alimentação dos moinhos ou para sua utilização direta.
    As detonações são realizadas obedecendo ao plano de fogo realizado por responsável técnico e tendo um monitoramento nos níveis de ruído e vibração via sismografias, obedecendo as normas da ABNT quanto aos níveis máximos permitidos.

Procedimentos: 1. EXPLOSÃO DAS ROCHAS; 2. ALIMENTADOR; 3. BRITADOR; 4. ESTEIRA; 5. PENEIRA 6. SEPARAÇÃO 7. ARMAZENAGEM; 8. EXPEDIÇÃO

SEGUEM AS IMAGENS DOS PROCESSOS:

[pic 2]

Imagem: extração

[pic 3]

[pic 4]

  1. AGREGADOS ARTIFICIAIS

- ARGILA EXPANDIDA 

     Como o nome já diz, os agregados artificiais são aqueles que vêm pelos processos industriais, tal como a argila expandida. Esses são produzidos pela queima de argila natural a temperaturas de 1100 – 1200ºC em um forno rotativo. Por meio desse processo, a argila retém gases e se expende.Ótima opção para fechamentos e fundações de edifícios, recuperação estrutural e até projetos de pontes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com