TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1º Termo de Fundamentos da Arte - Educação

Por:   •  7/4/2016  •  Resenha  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  1.287 Visualizações

Página 1 de 4

FIRA – FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVARÉ

Layane Thais de Sousa

RESENHA DO LIVRO

POR QUE ARTE - EDUCAÇÃO

(João Francisco Duarte Jr.)

Prof. Mary

1º Termo de Fundamentos da Arte - Educação

Avaré, SP

Março 2014

DUARTE Júnior, João-Francisco Por que arte-educação? 22ª ed.- Campinas, S.P : Papirus, 2012(Coleção Ágere).

João Francisco Duarte Júnior é Doutor em Filosofia pela Educação pela UNICAMP e docente do Programa de Pós-Graduação em Artes da mesma Universidade.

Foi professor no ensino superior desde 1976 e aposentado pela UNICAMP, após 40 anos de ensino, vem se dedicando a pesquisar a formação estética e a gastronomia. Parece-nos curioso, mas ao ler seus textos, João Francisco nos provoca a sentir o mundo e a perceber o quanto podemos ampliar os saberes e os sabores na educação.

 

                                                                       

                                                                  Por que Arte – Educação?

 

       O autor inicia o texto, falando do comportamento animal, que eles são adestrados e não ensinados. Hoje em dia as salas de aula, são como caixas de Skinner, essa afirmativa se torna real, ao fato de que muitas escolas, não ofereçam suporte suficiente ao professor, talvez até inibindo seu potencial como educador. Assim como o aluno acaba entrando em uma escola, apenas para adquirir conhecimento, decorar fórmulas e teorias, impedindo a interferência, de emoções e valores pessoais, resultando em pouca aprendizagem.

      Ele cita um texto, ao qual sua veracidade é indiscutível, “minha educação só foi interrompida nos anos em que frequentei a escola”.

 Resumindo, a civilização e a indústria do mundo, separam as emoções e as experiências da razão e do pensamento, fazendo com que a escola imponha, a visão de mundo das classes dominantes.

     A cultura veio a surgir do agrupamento de homens, como uma forma de sobreviver, tudo era mais fácil em grupos, com isso foram criando seus próprios costumes, crenças, arquitetura, etc. Mas o que se pode ver presente em todas as culturas é a arte, assim como hoje, muitos a usam, como um meio de expressar seus sentimentos, alguns por mera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com