TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual FGV

Por:   •  15/7/2022  •  Monografia  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Contabilidade Financeira

Módulo: EAD

Aluno: Lucia Helena Gonçalves Silva

Turma: 0622-2_8

Tarefa: Atividade Individual

Introdução

Nesse trabalho, com a finalidade de elaboração para a atividade de contabilidade para o curso da FGV, vamos analisar as demonstrações contábeis da empresa Magazine Luiza no período de 31/12/2019 a 31/12/2010.

Para analisar qualquer demonstração contábil, muito importante entender qual o cenário que a empresa está inserida e qual foi o momento externo que estava ocorrendo, o que ajuda a entender a influência nas decisões internas da empresa.

Primeiramente, apresentando a empresa Magazine Luiza, foi criada em 1957 pelo casal Luiza e Pelegrino Donato em Franca, estado no interior de São Paulo. A primeira loja física criada foi ganhando nome e clientela e se expandido por redes físicas e lojas físicas espalhadas por todos o Brasil. Em 2015, a Magazine Luiza começou sua transformação digital com o lançamento do aplicativo para celulares da loja e a implementação do aplicativo em 180 lojas. Já em 2017, a Magazine Luiza adquiriu o IntegraCommerce e houve a contratação de mais de 450 engenheiros e especialistas para atuarem na expansão almejada da transformação digital. Já em 2018, a marca passa a adotar o “apelido’’ de Magalu, e 40% das vendas passa através de meios digitais. Ainda em 2019 faz a aquisição da loja online de calçado Netshoes e no início de 2020, adquiriu a Estante virtual, loja online de livros, fortalecendo sua tendência de fortalecimento para vendas em canais digitais e disseminando seu portfolio e fortalecendo os canais de vendas.

Paralelamente, ao final de 2019 houve o primeiro relatado de uma nova cepa de vírus denominado sars-cov-2, em um condado da China. A doença que essa cepa causava ficou popularmente conhecida como Covid-19, acarretava sintomas de gripe respiratória agravada em seus pacientes e contabiliza 6.367.323 mortes mundialmente até a escrita desse documento segundo a Johns Hopkins University. Em decorrência desse vírus a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em março de 2020 pandemia mundial, e muitos países instituíram lokdowns (fechamentos de fronteiras, comercial e tráfegos de pessoas) em seus territórios. No Brasil, houve um movimento que cada Estado definiu qual seria a estratégia de contenção do vírus e como seria conduzida o fechamento e o grau desse fechamento, mas todos, em linhas gerais, adotaram um grau de fechamento da circulação das pessoas em seu território. Com a restrição a circulação e fechamento das lojas onlines, houve uma tendência de crescimento das vendas onlines, segundo reportagem divulgada no UOL, o faturamento de lojas on-line cresceu 41% no em 2020 (https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/03/29/faturamento-de-lojas-on-line-cresce-41percent-em-2020-maior-alta-em-13-anos.ghtml), se mostrando um nicho forte de mercado, principalmente pra empresas que já haviam começado a tendência a transformação digital como o caso da “Magalu”.

Análise horizontal

Segundo Assaf Neto, a análise horizontal pode ser definida como o percentual do valor de determinada conta ou de determinado grupo de contas em relação ao ano anterior e tem como objetivo observar a evolução da empresa durante os anos analisados (ASSAF NETO, 2012)

Análise vertical

Cálculo dos índices de liquidez

Cálculo da estrutura de capital

Cálculo da lucratividade

Cálculo da rentabilidade

Conclusão sobre a situação econômica e financeira da empresa

Referências bibliográficas

  1. https://ri.magazineluiza.com.br/show.aspx?idCanal=maMhsoEQNCOr/Wxrb98OXA==. Acessado em 01 de julho às 20h00.
  2. https://coronavirus.jhu.edu/map.html. Acessado em 01 de julho às 20h00.
  3. https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2021/03/29/faturamento-de-lojas-on-line-cresce-41percent-em-2020-maior-alta-em-13-anos.ghtml. Acessado em 01 de julho às 20h15.

https://coronavirus.jhu.edu/map.html

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (183.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com