TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Digital

Por:   •  6/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 6

Turma DGMUS19O1GVA0S

Ester 8089779

Joesley 8089781
Lídia 8073680

Mateus 8074890

Max Calebe 8063883

Robert 8079738

Para que todos os elementos sejam descritos da forma correta, é FUNDAMENTAL ler os textos dos Ciclos 1 e 2, em especial o capítulo de Baldovinotti e Carlini (2010. p.142-160) disponível na Biblioteca Digital Pearson, para leitura online.

Planejamento para a criação e uso de uma WebQuest em aulas de música,
apoiada por um áudio (Audacity) e uma partitura (MuseScore)

[pic 3]Portfólio 1 apresentado para a disciplina Cultura Digital e Tecnologias para Educação Musical, sob orientação da professora Susana Ester Kruger Dissenha e tutora Cristina Mie Ito Cereser.


[pic 4]

  1. Proposta de atividade de música com os alunos

  1. Panorama/Contextualização (elementos fictícios):

Escola?

Tema:

  1. Público alvo: alunos do 9º ano do Ensino Fundamental – Rede Particular.

Projeto avaliativo:  10 pts – atividade sociocultural musical.

Perfil dos alunos: Os alunos tem idade entre 14 e 15 anos. A sala é composta por 25 alunos, que possuem destreza em relação aos instrumentos de percussão e dominam o canto coral. Desenvolvem suas atividades com entusiasmo e sabem como trabalhar com aplicativos de musica.

Número de alunos da turma/classe: 25 alunos, divididos em grupos com 5 alunos cada.

Local da aula: As aulas serão ministradas dentro da sala de aula, e de início seriam dadas as instruções sobre como desenvolver as atividades propostas, além de contextualizá-los acerca dos benefícios da cultura digital e tecnológica em nosso dia a dia. O segundo instante será com os instrumentos de percussão e vozes dos alunos; em sala de música, será realizado o ensaio da composição e feito isso, desenvolveremos a atividade com as ferramentas Audacity e MusiScore, disponíveis na sala de informática.

  1. Planejamento da aula

A ideia é trabalhar com uma das partituras de Leila Naylor Morris e transcrevê-la para o MuscSocre e em seguida, a mesma será gravada com as vozes de nossos alunos para então utilizarmos o Audacity.

https://www.youtube.com/watch?v=QVAupixLmzk

2.1. Tema - conteúdo musical a ser aprendido

Partitura por nome Louvor; englobando a notação musical e seus arranjos; o canto coral, voltado para a harmonização das vozes e instrumentos.

2.2. Objetivos de aprendizagem dos alunos

Desenvolver, com os alunos, WebQuests que os incentive a serem compositores digitais, despertando o interesse dos mesmos em relação ao uso de ferramentas digitais como instrumento de trabalho musical, tornando-os capazes, depois de terem demonstrando o que aprenderam através das suas atividades no Audacity e MusiScore, de elaborar e executar corretamente o conteúdo ensinado e  ensaiado em sala de música.

2.3. Estratégias (sequência das atividades) e recursos

Em primeiro plano, a classe seria dividida em 5 grupos, sendo 4 responsáveis pelas divisões de vozes; soprano, contralto, tenor e baixo; e o 5° grupo seria designado para execução dos instrumentos musicais, como por exemplo, a flauta doce, teclado, e alguns de percussão; confeccionado pelos próprios alunos em atividades anteriores.

Teremos como base, uma partitura de Leila Naylor Morris, e com vogais, os alunos irão cantar a partitura e executá-la com os instrumentos. Será feita a transcrição da partitura no MuseScore. Cada grupo irá gravar um áudio com um celular de uso próprio, explorando sinais de dinâmicas, e farão a transferência do áudio, por meio da internet, para o programa Audacity para trabalharem efeitos de sons e fazer correções se necessário.

Após a gravação e aperfeiçoamento, apresentaremos em conjunto, o resultado das gravações para colegas de outras turmas na quadra da escola. Serão utilizados somente Celulares e computadores do laboratório da escola.

  1. Conteúdo musical a ser aprendido

Canto coral e interação as ferramentas musicais.

INSERIR LINK DO SOM

  1. Descrição dos procedimentos/estratégias (com o Audacity e o MusicScore)

Serão feitos arranjos por meio do canto e da harmonização das vozes e instrumentos.

  1. . Avaliação da aprendizagem EXEMPLOS DO TEMPLATE DE OUTROS ALUNOS

Os alunos serão avaliados de acordo com o desenvolvimento, participação e desempenho nas atividades. Será levado em consideração e receberão a nota total os trabalhos que apresentarem melhor resultado tanto na parte teórica, onde os alunos responderão algumas perguntas sobre o Audacity e suas funcionalidades, sobre a canção estudada, quanto na parte prática, que engloba a gravação de uma maneira completa, principalmente a edição da mesma.  Principalmente a produção e participação do coral na última aula.

Será pedido para que um aluno de cada grupo faça uma breve explicação, utilizando de um computador ou outro aparelho que tenha o programa Audacity, mostrando como que se deu a formação do trabalho desde o início até o final. Além disso, trazer à memória dos alunos a importância do trabalho em grupo e da valorização dos estudos, o uso da tecnologia no estudo da música como também nas demais e levando o mesmo a repensar as atividades em sala de aula.

 Alguns pontos positivos de usar a tecnologia na educação é que desperta cada vez mais o interesse de toda a turma contribuindo para sua formação onde os mesmos até podem descobrir-se nas atividades um caminho para o mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (256.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com