TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pedagogia na Faculdade Sumaré

Por:   •  14/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.770 Palavras (24 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 24

Centro Universitário Faveni

Curso de Artes Visuais

Ricardo Candido Leite

Arte e ilusões

São Paulo

2022

Centro Universitário Faveni

Curso de Artes Visuais

Ricardo Candido Leite

Arte e ilusões

TCC apresentado no 7º semestre de Pedagogia na Faculdade Sumaré como parte das exigências do curso de Pedagogia.

Orientadora:

Profª Anita Viudes C. Freitas

São Paulo

2022

Sumário

RESUMO 6

Introdução 7

Capítulo I 9

O que é Educomunicação? 9

1.1 As particularidades da Educomunicação 9

1.2 Área do conhecimento 9

1.3 As possibilidades 9

Capítulo II 10

A Educominicação não pode ser entendida como profissão 10

2.1 Valorização Humana 11

2.2 Poder dos meios de comunicação 11

2.3 O papel do professor 12

Capítulo III 14

Metodologia ou Educomunicação 14

3.1 Tecnologia de dominação 15

Metodologia 16

Analise de Dados 17

Considerações Finais 19

Referências Bibliográficas 20

Anexo 22

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a nossos familiares. Às minhas digníssimas amigas de trabalho de conclusão de curso. Aos professores do Curso de Pedagogia da faculdade Sumaré, pelos ensinamentos em especial a Professora Gracia Maria Lopes de Lima Soares, por sua dedicação e contribuição na conclusão desta etapa tão importante em nossas vidas.

À nossa orientadora Anita, pela seriedade, atenção e condução deste trabalho.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”

(Carl Jung)

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo dar um pequeno panorama a respeito da importância da Educomunicação na formação de professores, a partir de estudos desenvolvidos a fim de compreender o processo pelo qual se articulam as novas tecnologias e a Educomunição no âmbito escolar.

A educação é um direito fundamental, universal e inalienável. É dever do Estado implementar políticas públicas capazes de garantir sua qualidade social, bem como o acesso e permanência de todos e de todas: construir espaços de participação direta, indireta e representativa, nos quais a sociedade civil possa atuar efetivamente na definição, gestão, execução e avaliação de políticas públicas educacionais. É necessário que os governos garantam prioridade nos recursos para a educação pública, pois o compromisso com a qualidade é também compromisso financeiro com a educação. A educação de qualidade é um direito de todos. Assim as novas tecnologias fazem parte do novo contexto escolar.

Quando relacionamos a educação com a comunicação social temos a Educomunicação com dois momentos diferenciados, o primeiro é a leitura crítica e o segundo é a produção coletiva de comunicação.

Devemos pensar em todos esses novos conhecimentos para que possamos refletir no novo papel do professor como agente formador de sujeitos críticos e autônomos capazes de ler criticamente o mundo ao qual estão inseridos.

Palavras-chave: 1 Educomunicação; 2 Tecnologia; 3 Comunicação; 4 Educação.

Educomunicação na Formação de Professores

Introdução

O trabalho foi realizado no intuito de analisar, qual a importância da disciplina Educomunicação na formação de professores.

É impossível pensar educação no século XXI sem pensar na tecnologia, pois a tecnologia é a extensão do novo ser.

Sabemos que o papel do professor é de desenvolver o conhecimento científico. E formar alunos que pensem, com o intuito de formar cidadãos críticos. Nos dias atuais muito se fala da inserção e uso da tecnologia e tudo que circula na sociedade é produzido pela mídia.

Diante disso, a nossa hipótese era que a Educomunicação contribui com a formação e pratica docente, no sentido de formar profissionais capacitados para trabalhar com as linguagens dos meios de comunicação.

A escolha desse tema se faz necessário, pois, sabemos que o educador tem o papel de contribuir para o desenvolvimento cientifico do educando. A função do professor é mostrar o mundo para o aluno, um “mundo novo” encharcado de tecnologia. A Educomunicação é um conjunto de ações destinadas a criar e fortalecer o sistema de comunicação, ou seja, trabalhar as diferentes formas de linguagens para estabelecer a comunicação. Segundo Lima (2007), a Educomunicação é o nome dado ao campo de reflexão e da ação que une as áreas de Educação e Comunicação Social, que consiste em utilizar as tecnologias e as linguagens das mídias para produzir comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.2 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com