TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Culturais - Filme – Moça Com Brinco de Pérola

Por:   •  11/10/2022  •  Resenha  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Atividades Culturais - Filme – Moça com brinco de pérola

[pic 1]

Direção: Peter Webber

Duração: 95 minutos

O filme que se passa no século XVII, é uma ficção baseada no livro de Tracy Chevalier, que desenhou essa hipótese sobre a história por traz do quadro Moça com Brinco de Pérola (1665) do pintor holandês Johannes Vermeer, quadro também conhecido como a Mona Lisa Holandesa.

A origem desse filme é bastante curiosa. Se várias produções se baseiam em livros, notícias de jornal, canções e até na vida real, por que não usar como fonte de inspiração um belo exemplo das artes plásticas? 

Griet (Scarlett Johansson), uma jovem camponesa holandesa. Devido a dificuldades financeiras, é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer (Colin Firth), um renomado pintor de sua época. Aos poucos Johannes começa a prestar atenção na jovem de apenas 17 anos, fazendo dela sua musa inspiradora para um de seus mais famosos trabalhos: a tela "Girl with a Pearl Earring".

Um dos pontos que me chamou a atenção nesse filme foi como aos poucos a protagonista foi aprendendo a arte de fabricar as tintas, como foi entendendo o feito da luz ao limpar as janelas do ateliê do pintor.

Gostei muito também da fotografia de Eduardo Serra que procurou recriar o mesmo ambiente de Vermeer em cada cena e que de forma justa teve seu reconhecimento no Oscar com indicações no segmento de direção de Arte e Figurino.

[pic 2]

Johannes Vermeer (1632-1675) foi um pintor holandês, um dos expoentes do Barroco da “era de ouro da pintura holandesa”. Sua obra, denominada “pintura de gênero”, foi dedicada às cenas da vida cotidiana.

Nasceu em Delft, na Holanda, no dia 31 de outubro de 1632. Filho de um comerciante de arte seguiu a mesma carreira do pai e também se dedicou à pintura. Entre 1652 e 1654 estudou pintura com Karel Fabritius, aluno de Rembrandt.

É considerado o segundo pintor mais importante do Barroco holandês, depois de Rembrandt.

Sua obra é caracterizada pelo jogo de luz e sombra, observando-se certa influência italiana. A luz é usada para ressaltar a expressão, aprofundar ou criar uma atmosfera. Vermeer retratava cenas da vida burguesa, repleta de simbolismo e intenções morais.

Johannes Vermeer faleceu repentinamente, em Delft, na Holanda, no dia 15 de dezembro de 1675, deixando mulher e 11 filhos.

 6485fd89-cab6-47b9-aefc-494dfdd75d96

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com