TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de artes

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.513 Palavras (15 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Aparecida Santos Barreto RA: 4997012814

Erica Maria de Jesus Igreja. Bastos RA: 5378952903

Juscilene Maria de Oliveira Flores RA: 5320988521

Maria Roberta Coelho RA: 4300072348

Priscila Regina da Silva Fernandes RA: 5567147892

Arte, Criatividade e Recreação

Taubaté/SP

2014


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Aparecida Santos Barreto RA: 4997012814

Erica Maria de Jesus Igreja. Bastos RA: 5378952903

Juscilene Maria de Oliveira Flores RA: 5320988521

Maria Roberta Coelho RA: 4300072348

Priscila Regina da Silva Fernandes RA: 5567147892

Arte, Criatividade e Recreação

Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Arte, Criatividade E Recreaçãodo Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação dastutoras: a distância: Mestre Adriana da Silva Ramos de Oliveira e presencial: (Titulação e Nome completo do tutor (a)).

TAUBATÉ

2014


INTRODUÇÃO

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Vamos falar sobre a arte no ensino infantil, através da arte a criança desenha, usa sua imaginação, é uma maneira muito prazerosa de se aprender.

Por meio de desenho a criança expressa seus sentimentos, alegrias e tristezas A criança que é incentivada vai muito além de um simples papel. Na sala de aula pode se trabalhar com tinta, brincadeiras, musica, vai trabalhar a criatividade das crianças, curiosidade descobrir que artes não significa somente em fazer desenho, pintar e pronto, vai muito além disso. São tantas as maneiras de se trabalhar que, com um bom planejamento vai ser muito produtivo tanto para o professor quanto para o aluno. A partir do momento que abre esse leque para o aluno, e mostrando que se pode aprender brincando tudo vai ficando mais interessante para a criança. Principalmente na educação infantil, é muito importante direcionar os alunos em diferentes linguagens e diferentes contextos educativos. A arte tem essa finalidade, explorar a imaginação das crianças.

O contato com materiais diversificados dá chance ao aluno de se expressar melhor, ele pode criar jogos, brincadeiras, dança e a musica. Tudo o que for novidade vai ser muito mais bem aproveitado. Desde que o professor tenha claro o objetivo de estar trabalhando em sala de aula.

O PAPEL DA ARTE E DA RECREAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DAS POTENCIALIDADES CRIATIVAS DA CRIANÇA

Autora Aparecida: Não tenho uma recordação muito boa, lembro que éramos em muitos alunos na sala. E no dia que podíamos desenhar, sentávamos em três ou quatro alunos, geralmente desenhávamos o que gostava só que a professora sempre acabava elogiando alguns alunos, e outros não. Aquilo me deixava chateada, pois era um ou outro que se destacava, e quando não ganhávamos um elogio ficávamos envergonhados na frente dos outros colegas.

Autora Érica: Tive uma professora de Artes que se chamava Vera, muito atenciosa, dedicada, sua aula era muito animada, as musicas tinham mímicas, a cada aula um aprendizado diferente.

Autora Juscilene:Não tenho uma boa recordação. Na escola que estudei era na roça,única sala para todos os do 1º ao 4º ano.

Toda sexta-feira depois do recreio era aula de educação artística, só fazíamos desenho e pronto, a professora nem passava na nossa mesa dar uma olhadinha. Como sempre fazia meu desenho, e nunca tirava a nota máxima que era “Ótimo Parabéns”, até que um dia eu consegui essa nota, fiquei toda feliz. Então fiz o mesmo desenho por mais três semanas, assim garantindo a nota. Chegou na 5º semana me arrisquei e mudei o desenho, mesmo assim fiz o mesmo desenho por mais duas semanas. Hoje eu penso: A professora não teve nenhuma delicadeza de prestar atenção em mim. Todos conseguiam tirar nota, porque eu tive que fazer várias vezes o mesmo desenho só por causa de uma nota que, na verdadenem valia nada, era apenas um visto. Tanta preocupação para não me sentir inferior aos outros alunos. Ainda tenho esse caderno guardado.

Esse foi o primeiro desenho que fiz por 4 semanas

[pic 1]

Esse foi o segundo desenho que fiz por 2 semanas

[pic 2]

Autora Priscila:Infelizmente eu não fiz jardim e nem pré-escola entrei direto para o 1° ano, já era praticamente alfabetizada. Tive contato com desenho em casa, adorava desenhar e pintar. Depois que entrei para escola eu me recordo que cada um tinha um caderno de desenho, onde eram realizadas as atividades pedidas. Como havia dito adorava desenhar, pintar e usava lápis de cor, canetas hidrográficas de várias cores, giz de cera. Os desenhos geralmente eram mimeografados e muitas das vezes o professor deixava fazer desenhos livres. Sempre era parabenizada pelos desenhos que fazia, tenho certeza que me ajudou muito em minha coordenação motora, criatividade e cognitivo.

Autora Roberta:Recordo de algumas atividades artísticas que minha professora dava na sala de aula, como completar as figuras que ela desenhava até certo ponto e o restante ela completava com pontos, para que nós cobríssemos por cima e assim terminávamos o desenho. Durante a recreação nos brincávamos de algumas brincadeiras e pedia para fazer o desenho depois. Na verdade era só isso que fazíamos toda semana.

REFLEXÃO DO GRUPO

Estudamos em escolas diferentes, em épocas diferentes, e que infelizmente existem professores realmente interessados em ensinar e outros que não se preocupam se iram conseguir passar alguma coisa para o aluno. Não se importam com o que o aluno sente, quais são suas dúvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (249.6 Kb)   docx (86.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com