TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPERIENCIA EXITOSA DE ARTES

Por:   •  29/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 8

ESCOLA MUNICIPAL GENERAL RODRIGO OTÁVIO

PROFESSORA: ROSINEIDE ASSIS

1º ANO VESPERTINO

PROJETO: ARTES VISUAIS NA PARAÍBA

João Pessoa

2018

ESCOLA MUNICIPAL GENERAL RODRIGO OTÁVIO

PROFESSORA: ROSINEIDE ASSIS

1º ANO VESPERTINO

Relatório de atividades exitosas das ações do projeto anual

Subtema 1º ano:

ONDE O SOL NASCE PRIMEIRO E SE PÔE MAIS BONITO, A ARTE FAZ MORADA.

Conhecendo, desvendando e trabalhando a obra “No Reinado do Sol” do artista plástico paraibano Flávio Tavares.

João Pessoa

2018

Relatório

As Artes Visuais são de grande importância nas séries iniciais e tornam-se fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e perceptivo dos alunos, já que nessa etapa, os mesmos precisam de estímulos constantes para adquirirem novos saberes e se apropriarem desses conhecimentos para ouso útil no cotidiano.

Partindo da compreensão que a arte é um excelente instrumento de fomentação e ampliação dos conhecimentos e potencialidades dos alunos, o projeto “Artes visuais da Paraíba” desenvolveu um trabalho que retratou e valorizou a realidade dos educandos.

Nesse trabalho foi apresentadas obras de Arte de diversos artistas locais, mas o trabalho principal se concentrou na obra do artista paraibano Flávio Tavares “No Reinado do Sol”. A obra foi escolhida por proporcionar diversas leituras da cidade de João Pessoa com viabilidades infinitas para aprender sobre a história e formação do nosso povo, os aspectos geográficos e as ciências, as peculiaridades culturais, os bens patrimoniais e o viés filosófico reflexivo, bem como a interdisciplinaridade entre os conhecimentos matemáticos e as possibilidades de ler, reler, construir, desconstruir, criar e recriar suas próprias obras.

A obra é uma espécie de alegoria que representa uma aventura encantada, mostrando a história da fundação da Capital e a conquista da Paraíba e consegue retratar, de forma muito peculiar valores como autoestima e identidade cultural. 

[pic 1][pic 2]

“Fiz esse painel pensando nas crianças. Para que elas pudessem se deslumbrar, pois agradar a uma criança, em minha opinião, é a coisa mais difícil que tem. É um público muito exigente”. Flávio Tavares, 2003

Para o desenvolvimento do trabalho na sala do 1º ano, foi elaborado uma proposta mais lúdica, seguindo  o pensamento do autor Paulo Afonso Caruso Ronca

De acordo com RONCA (1989, p. 27) “O movimento lúdico, simultaneamente, torna-se fonte prazerosa de conhecimento, pois nele a criança constrói classificações, elabora sequências lógicas, desenvolve o psicomotor e a afetividade e amplia conceitos das várias áreas da ciência”. Percebemos desse modo que é através do abstrato e das formas lúdicas de apresentar os conteúdos que o professor atrai com mais facilidade a atenção e o gosto pelo saber.

Nesse contexto, o educador se tornou mediador entre a criança e o objeto de conhecimento, propiciando situações que despertaram a sensibilidade criadora e a valorização de sua cultura.

Iniciamos o nosso trabalho com uma pesquisa sobre o artista, para montarmos um banco de dados, nesse movimento o aluno já se integra e desenvolve a leitura, escrita e exercita a oralidade. Em segundo momento houve a apresentação, em slids, da biografia e principais obras do artista em estudo, com explanação sobre a obra a ser estudada, fazendo uma analise dos elementos apresentados. Nesse momento, o encantamento das crianças pela parte central da obra foi visível e decidimos desenvolver o trabalho partindo dessa observação e nos aprofundamos nesses elementos: O sol do nosso extremo oriente, A mulher vestida de sol, Os cavaleiros do apocalipse, Os anjos da bondade e maldade e a Nau Catarineta.  Elaboramos, então, algumas ações a as colocamos em prática.

[pic 3][pic 4]Aula de apresentação a obra para as crianças

As Artes Visuais são linguagens, e também uma das formas mais importantes de expressão e comunicação humana, o que, por si só justifica sua presença no contexto da educação, de um modo em geral, e nas séries iniciais, particularmente (BRASIL, 1998, p.85). Através da arte a criança pode se expressar, expor seus sentimentos e ideias, ampliar as relações com o mundo ao seu redor, descobrindo habilidades artísticas e protagonizando o fazer de suas artes.

A primeira ação foi a proposta de atividades interdisciplinares usando a obra como análise e recurso para a aquisição de conhecimentos matemáticos como: espaço, superfície, volume, linha, formas geométricas, atividades de contar, comparar, adicionar, subtrair e comunicar quantidades. Esse aprendizado de forma lúdica e significativa nos rendeu lindos quadros do cubismo para a exposição final.

[pic 5][pic 6]Aula de matemática-figuras geométricas planas em análise a obra “No reinado do sol”

Temos uma sala com três alunos deficientes visuais, um autista, e outros alunos que, também, apresentam alguma necessidade de apoio na aprendizagem. Nesse sentido, a arte torna-se um recurso essencial.

Todas as crianças têm condições de se expressar através das linguagens visuais: cada uma do seu jeito, com seu ritmo, deixando suas próprias marcas e, por isso, devem ter suas produções artísticas respeitadas e valorizadas. (BRASIL, 2006, p.33). Para que o aprendizado aconteça de forma eficaz, respeitando essas diferenças, faz-se necessário que o educador programe suas atividades de acordo com o tempo disponível, cada criança possui uma personalidade, assim cada um aprende no seu tempo certo, uns têm mais facilidade e desenvoltura para fazer as atividades outros são mais lentos, precisam de tempo mais prolongado. Essas diferenças precisam ser respeitadas.

O contato com a arte possibilita situações que ampliam a sensibilidade e a leitura e compreensão do mundo e de sua cultura por parte do educando. A ação de pintura em tela desenvolveu o sentido sensorial, as percepções de texturas, cores, luminosidade, bem como ampliou o conhecimento do contexto histórico, biológico e aspectos geográficos contidos na obra de arte em estudo, pois foi necessário diversas explicações e exemplificações antes da realização da oficina e isso foi de suma importância, pois incentivou os alunos em suas criações, valorizando suas diversas formas de expressão e de se comunicar com o meio, estreitando a relação entre a arte e seu universo, adquirindo conhecimento  enquanto fazíamos arte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com