TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Resumo Expandido

Por:   •  15/10/2022  •  Artigo  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

A legislação brasileira define rótulo como toda inscrição, legenda ou imagem, assim como toda matéria descritiva ou gráfica, estampada ou colada sobre a embalagem (ANVISA, 2002). A função do rótulo é fornecer informações que contemplam um direito assegurado pelo código de defesa do consumidor, o qual determina que as informações sobre os produtos devem ser claras e conter as especificações corretas das quantidades, características, composições e qualidades, bem como dos riscos associados ao uso (LIMA, 2014).

Assim sendo, do ponto de vista sanitário, o rótulo tem importância fundamental para a saúde pública, uma vez que a rotulagem é a forma de comunicação primária entre o produtor, o comerciante e o consumidor (CODEX ALIMENTARIUS, 2008) que, de acordo com Lima (2014), o rótulo tem dupla função. Por um lado, constitui uma forma de publicidade, pois traz mensagens elogiosas ao produto e de incentivo ao consumo, por meio dos elementos visuais do design (e.g., cor, forma, tipografia e ilustração). Por outro, assume o papel de informação técnica, pois reúne dados sobre o fabricante, a composição, a origem, a data de fabricação, a validade, advertências e perfis nutricionais, dentre outros.

Contudo, os processos de comunicação e informação têm se tornado cada vez mais complexos e dirigidos a determinados grupos de usuários (CONSOLO, 2012).

Neste sentido, é importante um olhar atento e investigativo sobre o comportamento dos usuários e suas expectativas em relação a produtos e serviços. Portanto, é necessário que o designer associe o processo de produção da embalagem ao desenvolvimento do layout de seu rótulo, de modo a atender às expectativas tanto da indústria quanto do usuário final (ZUKOWSKI, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (28.8 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com