TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO

Por:   •  15/6/2019  •  Abstract  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

I. EXERCÍCIO 01 – Metaesquema

A inspiração para a representação do projeto gráfico das figuras 1 e 2 são os Metasesquemas do artista Hélio Oiticica. Onde na figura 1 mostra o inicio do processo e todo o estudo feito para o desenvolvimento da releitura. Na figura 2 a monocromia e as cores em destaque na sua composição demonstram a quebra do plano em relação à forma.

Em seus Metaesquemas o artista ainda mantinha bimensionalidade do plano, porem é possível perceber a quebra dos aspectos figura-fundo e o inicio da subversão do bidimensional. “Não é um desenho a guache [..]. Metaesquema significa que, pelo fato de eu não usar cor, usar pouca cor e usar papelão, continua sendo pintura. Porque o espaço é pintura.” (Oiticica, 1978).

FIGURA 1 – Mostra em sequencia a criação do projeto gráfico.

ELIZIO 2019

FIGURA 2 – Projeto gráfico finalizado conforme estudos dos Metaesquemas.

ELIZIO 2019

II. EXERCÍCIO 02 - Bólides

O artista Hélio Oiticica na sua produção artística Bólides coloca o participador em contato com diferentes artefatos de vidro, plástico e cimento, explorando, assim, a relação espectador-objeto de forma desinteressada e desvinculada de uma ação útil, estabelecendo uma relação puramente intuitiva. Nesta releitura de Bólides utilizei uma caixa de acrílico e miçangas comestíveis coloridas para analise da cor em pequenos pontos como nas composições dos artistas pontilistas. O deslocamento das miçangas dentro da caixa empreende uma infinidade de formas e inúmeras possibilidades de combinação de cores.

FIGURA 3 – Sequencia de movimentos feito com o Bólides.

ELIZIO 2019

III. EXERCÍCIO 03 - Maquete para Penetráveis

FIGURA 4 – Projeto gráfico para a idealização da obra.

ELIZIO 2019

IV. EXERCÍCIO 04 – Penetráveis

Em sua obra Penetráveis Hélio Oiticica transforma o espectador em participador. Fazendo o participador sentir e perceber a arte além dos olhos. Tornando assim Penetráveis em uma obra aberta. Nesta releitura de Penetráveis o ambiente preparado leva o participador por um caminho onde pode inter-relacionar-se com o vestido de noiva da forma que quiser. As placas de pedra ardósia tem a palavra SIM escrita de forma interrogativa e exclamativa incitando para as diversas reflexões que o casamento representa na sociedade atual. Ao final do caminho o espelho mostra o reflexo do participador dentro da obra.

FIGURA 5– Releitura do Penetrável em ângulos diferentes.

ELIZIO 2019

FIGURA 6– Sequencia de fotos que mostram a interação sensorial obra X espectador.

ELIZIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com