TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Esporte , Saúde Doping e Qualidade de Vida

Por:   •  9/7/2015  •  Artigo  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  1.668 Visualizações

Página 1 de 4

Esporte X Saúde X Doping X Qualidade de Vida

O fato é que você não precisa tomar remédios, injeções, drogas, para praticar um esporte e consequentemente ter uma boa qualidade de vida, pois o Doping não é e nunca vai ser sinônimo de uma vida saudável, pois ele pode te dar resultados hoje, e problemas amanhã. Infelizmente, se vê muitas reportagens falando de esportistas, ícones do esporte praticando o Doping. Um exemplo atual é de Michael do futebol brasileiro, jogador do Fluminense, confessou o uso de cocaína em jogo e de Toquinho, lutador brasileiro do MMA (UFC), uso de testosterona, foi suspenso por 9 meses.

Concluindo, para você ter uma boa qualidade de vida, basta praticar esportes e atividades físicas natural e regulamente e se alimentar bem.

Esporte X Consumo X Mídia

A televisão não só no Brasil, mas como no mundo, é a chave da influência na vida das pessoas. Se sai uma roupa, sapato, perfume, produtos tecnológicos de última moda todos dão um jeitinho e vão imediatamente comprar. O esporte vem sendo muito visto na mídia, ajudando nesse consumo. Tomaremos como exemplo um ícone atual no esporte, Neymar. Todas as propagandas que ele faz, seja de produtos higiênicos, roupas íntimas e tênis, é bem vendido. E até seu corte de cabelo faz sucesso com o público.

Propagandas como da Coca-Cola, divulgando a Copa do Mundo de 2014 e várias outras são exemplos de como o esporte é bem visto e influenciável na vida das pessoas.

Alongamento X Flexibilidade

As pessoas confundem bastante alongamento com flexibilidade, porém, são atividades diferentes. O alongamento são vários exercícios feitos para preparar o corpo para uma atividade física ou simplesmente para começar o dia bem, com o corpo disposto.

Já a flexibilidade, é uma amplitude de movimentos da articulação, e com bastante alongamento e prática em exercícios como Pilates, Yoga, você fica bem flexível, mas pode ser que você adquira flexibilidade em alguma parte só do seu corpo ou todo ele.

Corpo Ideal X Padrões impostos pela cultura

O que seria um corpo ideal? O corpo ideal ele é imposto referente a cada cultura, no Brasil por exemplo, o “corpo ideal” para uma mulher é você ter uma bunda grande, coxa grossa, barriga definida, para o homem é você ser alto, musculoso... e esses padrões impostos tanto pela cultura quanto pela mídia, que é a principal ferramenta para essa demonstração, causam preocupações, pois milhares de jovens ficam viciados e desesperados para alcançar o corpo ideal, do contrário se sentem excluídos de uma certa forma da sociedade, se sentem reprimidos, aonde pode gerar uma depressão e distúrbio alimentar. No meu ponto de vista, o corpo ideal é você estar se sentindo bem com ele mesmo, estar saudável e podendo usufruir do seu corpo com felicidade.

Distúrbios Alimentares

Os distúrbios alimentares são um conjunto de doenças, em que uma pessoa fica preocupada com a comida e seu peso. Aparecem geralmente na adolescência, uma fase muito sensível. Afeta mais as mulheres, mas pode afetar os homens também.

Abaixo estão os distúrbios mais importante:

Anorexia

A anorexia é uma disfunção alimentar, onde a pessoa passa por uma rígida e insuficiente dieta alimentar e stress físico. A anorexia afeta principalmente meninas adolescentes e mulheres jovens.
A taxa de mortalidade da anorexia é de aproximadamente 10%.

Os sintomas podem ser: perca de 85% do peso corporal, paragem do crescimento e má formação do esqueleto, problemas nos dentes e depressão.

Bulimia

Diferente da anorexia, a bulimia não tem perda de peso, onde dificulta os médicos detectarem o problema. Ocorre mais em meninas adolescentes e jovens mulheres. Nesse caso, a pessoa come mais do que se deve, ou comem alguma coisa bem gordurosa, o que faz a pessoa se sentir mal, então, acabam forçando vômito, ou tomando remédios para eliminar a comida.

Os sintomas podem ser: Depressão, vício por exercícios físicos, vômito, compulsão por alimento.

Obesidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (748.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com