TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Como Componente 5 Semestre

Por:   •  26/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.382 Palavras (14 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 14

DISCIPLINA:  Artes Visuais na Rede

TEMA:  Processo histórico da relação entre arte/tecnologia na rede mundial

 

       A tecnologia e as representações midiáticas promovem a massificação e a mercantilização cultural, observando ainda como as Artes (em especial o papel do corpo nas artes contemporâneas) interagem e representam esta realidade informacional saturada e massificada. O  processo de hibridização dos corpos, busca entender qual o papel das artes e do artista nesta nova dinâmica entre o corpo e a massificação informacional.  A tecnologia é um  elemento que tenciona e (re)significa o objeto artístico, a partir de uma construção que irá relacionar a relação do corpo com as artes contemporâneas. Será ainda abordada a tecnologia como instrumento de mediação entre a indústria cultural e as representações artísticas.

         A sociedade contemporânea na era da teleinformática está passando por uma inevitável pulverização do tempo e do espaço. O imediatismo e a necessidade de satisfazer desejos tornam-se a cada momento mais efêmeros (Bauman, 2007, p. 111). A sociedade começa a apresentar indícios de não sobreviver sem a maquinização, a qual possui a capacidade de atualizar a existência em fração de segundos (Moraes, 2006, p. 33). A navegação em redes informacionais e ambientes virtuais maximizaram o alcance e as ofertas informacionais de um meio cada vez mais massificado, influente, e pulverizador de uma heterogeneidade cultural. Os mídia em rede apresentam as experiências como ofertas culturais sedutoras, que devem ser consumidas de forma rápida para que possam dar lugar a novas experiências (Bauman, 2007, p. 110). O ciclo que une consumismo, mídia e tecnologia está remodelando as relações culturais, sociais e políticas da era da teleinformática.

 

REFERÊNCIA

LOPES, Fernando Augusto Silva. Comunicação e Sociedade. Disponível em>> http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-35752017000100010. Acessado em 28 de agosto de 2

DISCIPLINA:  Métodos de Pesquisa

TEMA:  Técnicas de pesquisa

 

            Nessa disciplina estudamos os métodos de pesquisa, toda pesquisa deve passar por uma fase preparatória de planejamento devendo-se estabelecer certas diretrizes de ação e fixar-se uma estratégia global. A realização deste trabalho prévio é imprescindível. Ela serve para  investigar o problema. Com isso podemos distinguir no mínimo três tipos de pesquisa: a bibliográfica, a experimental e a descritiva. Vejamos quais são elas:

Pesquisa Bibliográfica

Desenvolve-se tentando explicar um problema através de teorias publicadas em livros ou obras do mesmo gênero. O objetivo deste tipo de pesquisa é de conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre um determinado assunto ou problema, tornando-se um instrumento indispensável para qualquer pesquisa. Pode-se usá-la para diversos fins como, por exemplo:

·         Ampliar o grau de conhecimento em uma determinada área;

·         Dominar o conhecimento disponível e utilizá-lo como instrumento auxiliar para a construção e fundamentação das hipóteses;

·         Descrever ou organizar o estado da arte, daquele momento, pertinente a um determinado assunto ou problema.

Pesquisa Experimental

           Neste tipo de pesquisa o investigador analisa o problema, constrói suas hipóteses e trabalha manipulando os possíveis fatores, as variáveis, que se referem ao fenômeno observado. A manipulação na quantidade e qualidade das variáveis proporciona o estudo da relação entre causas e efeitos de um determinado fenômeno, podendo-se controlar e avaliar os resultados dessas relações.

Pesquisa Descritiva não Experimental

             Este modelo de pesquisa estuda as relações entre duas ou mais variáveis de um dado fenômeno sem manipulá-las. A pesquisa experimental cria e produz uma situação em condições específicas para analisar a relação entre variáveis à medida que essas variáveis se manifestam espontaneamente em fatos, situações e nas condições que já existem.  A decisão de se utilizar à pesquisa experimental ou não-experimental na investigação de um problema vai depender de vários fatores: natureza do problema e de suas variáveis, fontes de informação, recursos humanos, instrumentais e financeiros disponíveis, capacidade do investigador, consequências éticas e outros.

                 Devem-se avaliar as vantagens e as limitações que apresentam um e outro tipo de pesquisa. Kerlinger (1985, p. 127) apresenta três vantagens da pesquisa experimental. A primeira é a fácil possibilidade de manipulação das variáveis isoladamente ou em conjunto; a segunda é a flexibilidade das situações experimentais que otimiza a testagem dos vários aspectos das hipóteses; a terceira é a possibilidade de replicar os experimentos ampliando e facilitando a participação da comunidade científica na sua avaliação. Como limitações, Kerlinger aponta a falta de generalidade, pois um resultado evidenciado em uma pesquisa experimental de laboratório nem sempre é o mesmo obtido em uma situação de campo onde há variáveis muitas vezes desconhecidas ou imprevisíveis que podem intervir nos resultados. Por esse motivo, os seus resultados devem permanecer restritos às condições experimentais.

Pesquisa Exploratória

             Outro tipo de pesquisa que tem grande utilização, principalmente nas áreas sociais. Nela não se trabalha com a relação entre as variáveis, mas com o levantamento da presença das variáveis e de sua caracterização quantitativa ou qualitativa. Seu objetivo fundamental é o de descrever ou caracterizar a natureza das variáveis que se quer conhecer.

REFERÊNCIA

Métodos e Técnicas de Pesquisa.  Disponível em>> https://www.   coladaweb.  com /administracao/metodos-e-tecnicas-de-pesquisa>>Acessado em 28 de agosto de 2020.

 

DISCIPLINA:  Prática de Ensino: Reflexões

TEMA:  Análise de uma aula

 

              Nesta análise de aula realizada no decorrer desse curso, com o tema: arte e cultura Africana,  percebemos que  com muita dificuldade, os negros africanos trazidos como escravos procuraram manter seus valores culturais e preservar suas tradições culturais. Essa  cultura dos africanos foi trazida para o Brasil há muitos anos pelos escravos vindos de diversas regiões da África. Com o passar do tempo, a população de descendência africana se expandiu e as relações sociais entre os diferentes povos transformaram o país em um território mestiço e rico em diversidade cultural.  Assim, herdamos desse povo sua cultura, que se transformou e se adaptou à convivência com outras esferas culturais, como a indígena e a europeia. Mesmo com essa valiosa contribuição cultural se fez necessário a presença de uma Lei que reconhece  a importância desses povos respeitando seus costumes, crenças, religião e culturas como cidadãos de deveres e direitos. Em janeiro de 2003 foi promulgada a Lei 10.639, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de Arte , História e Cultura Afro-brasileira e Africana em todo ensino regular e mais especificamente a partir da séries iniciais do ensino fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com