TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRATICA COMPONENTE CURICULAR

Por:   •  24/11/2020  •  Resenha  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  743 Visualizações

Página 1 de 3

    UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ[pic 1]

       DISCIPLINA:NEUROCIÊNCIA COGNITIVAESD0001

    PCC: PRATICA COMPONENTE CURICULAR

     DATA: 23/11/2020

    ALUNO: MARCOS ANDRÉ PINHEIRO ARAÚJO

MATRICULA: 2020024735225

 

  • estabeleça uma relação teórica entre o vídeo e as funções executivas do cérebro que aprendeu no tema 3 das nossas aulas.

O teste de marshmallow, é um experimento proposto pelo cientista  Walter Mischel,  da Universidade de Stanford nos EUA. O experimento consiste em expor crianças a um doce (o mundialmente famoso marshmallow, o qual batizou o experimento) em uma sala fechada e sem objetos que lhes pudessem distrair; além de simplesmente mostrar o doce para a criança, lhe era explicado que se a mesma conseguisse esperar algum tempo até que o avaliador voltasse, poderia lhe ser dobrada a recompensa, ou seja, em vez de um, a criança receberia dois marshallows. O tempo era variado, e o experimento foi feito com varias crianças de diversas idades.

Foi observado que crianças na faixa etária de 4 a 5 anos para mais, conseguiam esperar pela maior recompensa (apresentavam controle inibitório) ao invés de comer imediatamente. Também foi notado que nem todas as crianças, mesmo nessa faixa etária, conseguiam esperar pela maior gratificação e comiam ao passar de algum tempo. Logo foi percebido que algumas das crianças conseguiam resistir mais que outras, ou seja, conseguiam se controlar melhor que outras.

Mas o fato que realmente impressiona é que foi observado que com o passar do tempo as crianças que conseguiram resistir à tentação por mais tempo obtiveram notas melhores, desempenho acadêmico acima daquelas que não conseguiram esperar. Fazendo uma ligação direta entre o sucesso dessas crianças e sua capacidade de autocontrole.

A explicação é que o controle inibitório está diretamente relacionado com as funções executivas do cérebro, que fica localizado no lobo frontal, que controla o comportamento e a elaboração de estratégias. Crianças que apresentavam a capacidade de manter o controle se distraindo e tirando a atenção do marshmallow com outras atividades, provavelmente tinham essa parte do cérebro mais desenvolvida.

  • Escreva ou grave um vídeo explicando o que são as funções cognitivas do cérebro e explique como essas funções estão ligadas ao processo educativo e na formação do sujeito.

As funções cognitivas são um agrupado de ferramentas mentais, tais como: atenção; percepção; processamento (simultâneo e sucessivo); memória (curto termo, longo termo e de trabalho); raciocínio, visualização, planificação, resolução de problemas, execução e expressão de informação.

A cognição é portanto um sistema composto que emerge do cérebro como resultado da integração das ferramentas citadas antes, tendo com a interação dessas ferramentas linhas de pensamentos a saber:

• totalidade (noção de integração);

 • interdependência (noção de coibição);

• hierarquia (noção de maturidade e complexidade);

• autorregulação (noção de busca de objetivos e fins a atingir);

• intercâmbio (noção de referência e efeito da experiência);

• equilíbrio (noção de homeostasia);

• adaptabilidade (noção de modificabilidade); e finalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com