TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica componente curricular

Por:   •  13/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

 

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR- ( PCC)

PCC REF. 2 SEMESTRE DE 2018

GEOGRAFIA

Juliana Ferreira dos Santos

RA: 1801513

Disciplina: Ciências Sociais

Max Weber nasceu na Alemanha (1864-1920), iniciou seus estudos na Universidade de Heidelberg, concentrado em direito, história, economia, filosofia e teologia. Onde uma das suas principais preocupações era compreender a racionalidade, porque o capitalismo teve uma crescente racionalização da sociedade e conduziu à mecanização das relações humanas. Ele queria entender a maneira de como a razão podia apreender o conhecimento pela maneira de como são reprimido pelos seres humanos.

Max Weber integra o trio dos grandes pensadores clássicos responsáveis pela fundação da sociologia. dedicou sua obra a compreender a nova sociedade que se formava a partir da consolidação do capitalismo industrial na Europa e sua propagação pelo planeta. Weber morreu em 1920, tendo vivenciado as turbulências da Primeira Guerra.

Como pioneiro no estudo científico da sociedade, Weber inaugura o método da sociologia compreensiva. Baseada na ideia de que ao estudar as ações sociais o sociólogo deve dar especial atenção a motivação dos indivíduos e grupos, a sociologia compreensiva ocupa-se do sentido que os sujeitos atribuem as suas próprias ações – além do significado dessas ações em um contexto social mais amplo. As ações em si não tem um sentido próprio, mas o sentido que nós, como sujeitos modernos, atribuímos a elas. Para Weber, o papel do sociólogo deve ser compreender esses sentidos, que são dados pelos sujeitos mas não podem ser apreendidos de forma imediata por eles, o que justifica a necessidade da reflexão sociológica. Em sua obra mais conhecida, A ética protestante e o espírito do capitalismo, Weber investiga a influência da religião, especialmente do protestantismo, na formação do capitalismo ocidental. Para ele, os fundamentos dessa religião – que prega a intensa dedicação ao trabalho e não condena a acumulação de riquezas – favoreceram a consolidação do capitalismo nos países onde sua influência era grande. Weber aplica o método da sociologia compreensiva demonstrando que a forma como os sujeitos captavam o mundo com sua ética religiosa influenciou diretamente suas ações. É também neste livro que percebemos um exemplo de emprego da noção de tipo ideal. Segundo Weber, para compreender a realidade é preciso antes transportá-la ao campo das ideias, o campo da teoria. Neste processo, que é uma espécie de reconstituição da realidade, devemos simplificar a complexidade apresentada no mundo real, isolando e destacando as características principais daquilo que pretendemos compreender. No caso da ética protestante e o espírito do capitalismo, somos apresentados ao capitalismo a partir de um tipo ideal. Weber reconhece que, no mundo concreto, ele se apresenta de formas variadas, dependendo da época e do país onde é observado. Entretanto, alguns elementos – como a busca pelo lucro e a organização racional do trabalho – aparecem como típicos desse sistema de produção. Concebida por Weber, a elaboração de um tipo ideal é uma ferramenta útil ao sociólogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com